Dicas para o varejo online impulsionar as vendas em janeiro

Assim como acontece no varejo tradicional, janeiro é também um mês de ofertas no comércio eletrônico. Segundo Flavio Inacio, gerente de e-commerce da Eletrônica Santana, investir em ações promocionais nesta época do ano é uma estratégia válida, pois, além de garantir movimento e não apenas atração, ainda é uma ótima oportunidade para fidelizar os clientes. “É preciso se preparar para uma possível diminuição no tráfego do site e nas vendas nessa época. Porém, não é preciso se desesperar, lojista! Existem muitas estratégias diferentes para as empresas ‘sobreviverem’ no verão”, garante o executivo.

Segundo ele, criar uma oferta que dure todo o verão é o primeiro passo, assim como manter o site e estoque atualizados. “As ofertas devem acima de tudo alinhar qualidade, criatividade e inovação, pois é isso que o cliente busca e merece, independente da estação do ano. No entanto, o período também pode ser uma boa hora para uma análise da plataforma. Remover produtos indisponíveis, atualizar informações, renovar o layout da homepage são algumas boas ações para serem efetuadas neste início de ano”.

Conteúdo original e de qualidade, também são importantes, e, porque não dizer, fundamentais no ranking do site perante as ferramentas de busca, por isso, segundo Flavio, reformular o SEO do site é também uma boa dica. “Aproveitar a diminuição do tráfego para analisar as palavras-chaves é uma ótima estratégia”, reforça.

Já para os compradores, o executivo traz algumas dicas importantes na hora da compra.

Atenção para a descrição do produto: como no e-commerce não existe o contato físico com a mercadoria, as descrições são fatores imprescindíveis para a decisão de compra. “Texturas, medidas, peso, etc, devem ser esclarecidos na descrição. Se ainda assim houver dúvidas, o ideal é ir até uma loja física antes de realizar a compra”;

Prazo de entrega: os prazos são relativos, já que para cada compra são analisados fatores distintos. O tempo é calculado a partir do retorno de pagamento das instituições financeiras e de entrega da transportadora. Por isso, algumas entregas variam de dois a 30 dias úteis. “Para não correr o risco de não receber o produto, verifique o horário e previsão de entrega da empresa. Muitas lojas disponibilizam no site o acompanhamento do pedido, que pode ser essencial para evitar dores de cabeça”;

Nota Fiscal: disponibilizar a nota fiscal é imprescindível. Para o consumidor, essa é a garantia, depois de efetuada a compra e que assegura seus direitos. “Em caso de trocas, por exemplo, a nota fiscal é o primeiro documento a ser exigido, já que comprova a existência do ato comercial”.

Estas são apenas algumas dicas que podem fazer a diferença no seu negócio. Aproveite as oportunidades, elas caminham sempre próximo ao terreno da criatividade.

Fonte: E-commerce News

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