Cuidados para montar uma loja virtual

Um projeto de e-commerce não é tão simples assim e existem alguns cuidados para montar uma loja virtual para os quais você deve ficar alerta. Pesquisas mostram que um percentual elevado de empresas no Brasil fecham com menos de 5 anos e no e-commerce não é diferente. O melhor investimento que você pode fazer antes de montar um e-commerce é justamente planejar em detalhes o projeto. Como fazer isso? Seguem algumas dicas importantes que podem facilitar a difícil tarefa de criar um e-commerce:

01 – Dê preferência à atuação em um nicho de mercado

Atuar em um nicho de mercado é uma boa opção para quem está iniciando no e-commerce, principalmente para as PMEs. Evite a briga com os grandes players do mercado, pois você não terá a mínima chance em termos de preço e logística. Atuando em um nicho de mercado você só tem a ganhar. Além da baixa concorrência, os custos na área de marketing digital, como links patrocinados e SEO serão indiscutivelmente menores.

02 – Inove criando um diferencial competitivo

Mesmo para empresas que atuam em um nicho de mercado é importante criar um diferencial competitivo para sua loja virtual. Em termos de negócios online não adianta copiar um modelo já existente, a não ser que ele seja muito mal administrado ou explorado. Um diferencial fará do seu e-commerce uma referência e não apenas mais uma loja online. Isso fará com que seu projeto de e-commerce ganhe uma identidade própria e suas chances de sucesso serão indiscutivelmente maiores.

03 – Começe por criar um plano de negócios para a loja virtual

Quando se fala em negócios no mundo físico, todo mundo logo pensa em um plano de negócios. No mundo virtual isso nem sempre acontece. Faça um plano de negócios para o seu e-commerce e coloque as coisas em ordem. A criação de uma loja virtual obedece a uma ordem e sem um planejamento você estará em apuros.

04 – Capacitação de pessoal é fundamental

Um dos principais cuidados ao montar uma loja virtual é saber exatamente onde você está se metendo. Entrar em um novo mercado sem conhecer os recursos que você tem disponível para o seu projeto é uma atitude temerária. Um curso independente sobre criação de lojas virtuais resolve este problema, pois nele você terá conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para elaboração e execução do seu projeto de e-commerce.

05 – Fique atento ao marketing digital

Já dizia o presidente do Yahoo, Uma loja sem divulgação é como um outdoor no porão, ninguém vê. Um erro muito comum é o esquecimento em relação ao marketing digital. Conheça as ferramentas e técnicas de marketing digital disponíveis no mercado para traçar o seu planejamento na área do web marketing. O grande diferencial do e-commerce moderno está no marketing

06 – Fuja de soluções “mágicas”

Não existe caso de sucesso baseado em atalhos no e-commerce. O comércio eletrônico brasileiro está cada vez mais maduro e profissional. Esqueça soluções como loja virtual grátis, loja sem gastar nada ou loja “faça você mesmo”. Esses são caminhos que dificilmente transformarão sua loja virtual em um case de sucesso. Um projeto de e-commerce precisa de profissionais de programação da mesma forma que uma equipe de Fórmula 1 precisa de mecânicos.

07 – Escolha uma plataforma de loja virtual que possa crescer

Sua plataforma de e-commerce é uma das principais parceiras nesse empreendimento, portanto, deve estar preparada também para crescer. Por isso, na hora de escolher uma plataforma de comércio eletrônico, escolha uma que seja escalável. A mudança de plataforma de e-commerce é uma operação extremamente traumática para qualquer loja virtual.

08 – Aprimore-se sempre

Depois de montada a sua loja virtual, nunca pare de se atualizar! Participe de eventos, seminários, cursos, palestras e compre literatura a respeito, livros e revistas. O mundo do e-commerce é essencialmente dinâmico e estar a par do que há de mais moderno é essencial para o sucesso de uma loja virtual. Lembre-se que o primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio!

Tome esses cuidados ao montar sua loja virtual e certamente os resultados serão compensadores.

Fonte: Empreendedor Online

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