Dicas para os novos Lojistas Online – 7° P do Marketing Digital

Marketing Digital

Marketing DigitaConstruindo um mundo na medida certa para o seu cliente.

7º P – Personalização
E-commerce contatos

A internet é a única ferramenta de marketing que permite fazer marketing um-a-um em massa. Permite que você personalize a comunicação para cada um de seus consumidores de uma só vez. O consumidor digital exigente e consciente de seu poder quer que a empresa lhe trate como único.

Existem ferramentas de CRM interativas vieram para nos ajudar nesse intento. Há dezenas delas, tanto operando em ambiente web quanto desktop (em seu computador).

Com uma ferramenta de CRM sua empresa poderá controlar o relacionamento que tem com seus clientes de forma muito mais eficaz.

Já vimos que no ambiente interativo, a credibilidade é uma peça fundamental para que o mercado passe a comprar de você, seja, comprando on-line, preenchendo uma ficha de pedido de orçamento ou simplesmente baixando um conteúdo em PDF.

Também vimos que o relacionamento é um dos pilares da internet. As redes sociais estão aí, crescendo cada vez mais para provar que a internet é social. Pessoas confiam naqueles com quem lidam diariamente e querem se relacionar com suas marcas.

Informe seu consumidor e ele se sentirão seguro para fazer negócio com você. Vender é se relacionar e informar.

Uma vez que sua empresa tem consciência dos pontos levantados anteriormente, é preciso que os transforme em ações de marketing digital.

Para discutir a personalização da informação, vamos partir dos seguintes pressupostos:

  • Comunicação implica ter com quem se comunicar. É preciso ter um mailing
  • Personalização implica enviar a mensagem certa para o público certo.

 Geração de mailing

 Inicialmente é preciso levantar um bom mailing para que seja possível fazer ações de relacionamento. Caso sua empresa já tenha um mailing de clientes, essa tarefa ficará fácil, porém, caso ela esteja começando, a solução é mais complexa.

 Primeiramente, esqueça o e-mail marketing spam. O raciocínio “se apenas 0,1% dos cinco milhões de e-mails que estou enviando entrarem em meu site e solicitarem um orçamento, estou rico” não funciona. Até parece que tem lógica, porém, não funciona.

 Em primeiro lugar porque, se você comprou um CD (ou fez o download de um) com cinco milhões de e-mail em um camelô, grande parte desses e-mail não falsos, produzidos a partir de “programas geradores de e-mails.”

 Segundo lugar, que um e-mail tem uma vida útil muito curta. Os e-mails que entram em listas de spam são logo excluídos por seus usuários.

 Outro motivo é os softwares antispam estão cada vez melhores.

 Existem inúmeros outros motivos para você não enviar spam para qualquer um que tenho o e-mail. Iremos ater a essas acreditando que você entendeu o recado.

 A partir do momento que você se convence a não enviar spam, como então você conseguirá uma primeira lista de e-mails?

 Você já sabe a resposta: gerando conteúdo relevante para um determinado segmento de seu público-alvo (como visto no 4°P), promovendo tal conteúdo (como visto no 5°P) e propagando-o (como visto no 6°P). Essa é a maneira mais rápida de obter resultados tangíeis e duradouros a partir de ações digitais (eu disse “rápida”, não “fácil”).

 Independente de qualquer coisa, você deve gerar o maior tráfego possível para seu site e captar o e-mail do maior número de pessoas que entram nele. Essa deve ser a meta de sua promoção.

 Como uma segunda meta, seria interessante se você conseguisse que esse consumidor o seguisse no Twitter, também.

 Para captar o e-mail você pode dizer “Precisamos de seu e-mail para enviarmos as regras da promoção tal…” ou “para enviar-lhe um brinde pelo simples fato de ter participado da promoção, independentemente de ganhar ou não”

 Peça nome e o e-mail. Isso já está ótimo para iniciar um relacionamento. Vejo sites que pedem endereços, telefone, celular, CPF etc. Um formulário como esse assusta o visitante. O vínculo dele com sua empresa ainda é muito fraco. Se você assustá-lo, ele sairá de seu site. Você terá perdido uma ótima oportunidade de ganhar um cliente a mais.

 Existem várias maneiras de gerar tráfego para seus site. Já citei várias nos últimos post. Vamos a algumas delas:

  • Propaganda em links patrocinados no site do Google;
  • Propaganda em links patrocinados em vídeos e gráficos na rede de conteúdo do Google;
  • Redação de artigos para sites diversos;
  • Criação de releases para a imprensa;
  • Trabalho com redes sociais;
  • Promoção de vídeos virais, webcasts, newslleter e outros conteúdos virais;
  • Promoção retwitadas no twitter;
  • Comentários em blog (de preferência que não tenham “nofollow”);
  • Otimização do site de busca natural;
  • Publicação de resultados de pesquisas realizadas por você para a imprensa;

 E muitas outras maneiras. Cada negócio tem suas estratégias próprias.

 Depois de gerar tráfego para o site, dê um motivo para o visitante fornecer o e-mail certo e para que ele procure o e-mail que você enviou à caixa postal dele. A partir do momento que você tem o e-mail de seu consumidor, você tem um canal direto e autorizado para se comunicar com ele.

Todo o conteúdo está sendo tirado de forma resumida do Livro: Google Marketing – o guia definitivo de Marketing Digital.3°Ed. Com a devida permissão do autor: Conrado Adolpho Vaz.

Dicas para os novos Lojistas Online - 6° P do Marketing Digital
Dicas para os novos Lojistas Online - 8º P do Marketing Digital

Leave a Comment