Dicas para os novos Lojistas Online – 6° P do Marketing Digital

Marketing Digital

Utilizar uma rede Social significa estar próximo desse público-alvo, conhecê-lo melhor, mostrar que é uma instituição que se preocupa com pessoas…

6º P – Propagação

Redes Sociais

Se pararmos para observar na quantidade de sites “quentíssimos” que aparecem por dia, isso nos tomaria, o mês inteiro, Porém a grande maioria some no limbo cibernético da mesma maneira como surgiram.

Para profissionais de marketing do mundo inteiro, está sendo um enorme desafio. A pergunta que ecoa nos departamentos de Marketing “onde alocar no meio digital a verba de Marketing da empresa?” parece ter uma nova resposta a cada dia, ou melhor, a cada tweet.

É comum os profissionais responsáveis pela comunicação das empresas se debaterem entre criar um blog, um perfil no Orkut, outro no Facebook, mais um no twitter, abrir uma conta no Youtube, e vários outros canais de comunicação.

Mas parece que nada faz sentido quando é feita em conjunto. Parece que falta uma linha mestra, um fio condutor que nos oriente e nos faça ver qual o verdadeiro sentido da evidência e da “conversa” promovida pelas as redes sociais.

 Redes Sociais como ferramenta de Marketing Pessoal e empresarial

Para utilizar as redes sociais, de certa forma é preciso agir como na nossa vida real. É preciso tomar alguns cuidados com privacidade e transparência. Ao contrário do que muitos pensam, que na internet todos são anônimos ilustres, na realidade, a transparência fala mais alto. Qualquer informação enganosa é descoberta rapidamente e a crítica pode ser postada (e permanecer pública na posteridade) em algum blog ou site, manchando por muito tempo a imagem que se demora tanto para construir.

É preciso você e sua empresa estar visível em todos os seus grupos de interesse, ou redes sociais afins aos seus objetivos de carreira. Seu segmento é o de pequenas e médias empresas? Esteja nas Redes Sociais ou comunidades qye tratam desse tema.
Seu segmento é automobilístico? Esteja em discussões de blogs e fóruns sobre tal assunto. Sua visibilidade, constância, coesão e coerência de seus argumentos irão naturalmente construir sua imagem e torná-la real em um mundo virtual.

Utilizar uma rede Social significa estar próximo desse público-alvo, conhecê-lo melhor, mostrar que é uma instituição que se preocupa com pessoas, se tornar uma “persona” não simplesmente uma instituição fria e sem atributos humanos.

Ter uma presença online forte nas redes sociais, seja de sua empresa ou de você mesmo (no caso de um profissional liberal ou porta voz da empresa) não é suficiente para que se faça um bom trabalho de marketing nestes sites. É preciso promover informações relevantes, participar ativamente da rede e gerar propagação da informação produzida parte dos próprios usuários da rede ou consumidores de seus produtos ou serviços.

Todo o conteúdo está sendo tirado de forma resumida do Livro: Google Marketing  – o guia definitivo de Marketing Digital.3°Ed. Com a devida permissão do autor: Conrado Adolpho Vaz.

Dicas para os novos Lojistas Online - 5° P do Marketing Digital
Dicas para os novos Lojistas Online - 7° P do Marketing Digital

Leave a Comment