Dicas para os Novos Lojistas Online – 2° P do Marketing Digital

Marketing Digital

Dicas de Marketing Digital para empresas e empreendedores que procuram vantagem no E-commerce

2º P – Planejamento

E-commerce, marketing Digital

Uma vez que no primeiro P (Pesquisa) foram levantadas todas as informações relativas ao público-alvo, nesse momento chega a hora de colocar tais informações em prática para planejar o que será feito de tais dados.

Considere o 2° P o mais importante a ser estudado e implementado, pois dele derivarão todas as outras ações que você tomara na internet para fazer o seu site uma ferramenta de lucro para sua empresa.

Por que é importante planejar?

Uma grande quantidade de pessoas que constrói sites ou negócios virtuais, tendem a reclamar por não está vendo o seu site ou Loja Virtual não se converter em vendas, ou começou a montar um site mas por vários motivos não está conseguindo terminá-lo.

O grande problema desses acontecimentos é falta de planejamento, por isso planeje muito antes de montar seu negócio. O principal motivo das empresas quebrarem no Brasil é a falta de planejamento. Segundo o autor do livro  tratando de Web tem que ser desenvolvido um planejamento de Marketing Digital, que é justamente mostrar os caminhos possíveis e mais prováveis de sucesso para clientes e todo o Brasil e algumas partes do mundo. O planejamento é fundamental para se entrar em um mercado tão competitivo quanto o virtual.

A quantidade de concorrentes na internet é abissal e isso gera um ruído muito grande, o que confunde o consumido e prejudica a venda por parte de qualquer empresa.

A todo o momento aparecem novas empresas, novos anúncios, novas promoções inacreditáveis. Tudo isso está disputando a atenção do consumidor que não sabendo qual escolher acaba optando pelo o mais conhecido e confiável. Geralmente o site das grandes empresas como: Americanas, Submarino, Fnac, Saraiva, PontoFrio entre outras, acabando levando a grande fatia pois são sites conhecidos e confiáveis.

O planejamento bem elaborado ira cuidar exatamente dessa diferenciação. Tornando a sua marca mais conhecida e também gerando uma imagem de credibilidade ao mercado.

Como será feito o processo de planejamento?

Uma empresa, para iniciar sua atividade no mercado virtual e alcançar SUS objetivos, sem que vire uma estatística, precisa traçar uma estratégia inicial, da qual todas decorrerão. Perceba a importância desse passo.

Para isso, as primeiras dúvidas que deve responder são:

  • Entenda em que negócio está.
  • Segmente seu mercado
  • Pesquise as necessidades de cada segmento.
  • Escolha alguns poucos segmentos em que haja necessidades não preenchidas (onde você terá maior chance de ser líder e adicionar mais valor).
  • Entenda o que esses segmentos desejam.
  • Volte toda sua comunicação para o que esses segmentos desejam.
  • Planeje sua expansão, segmento a segmento

 
Todo o conteúdo está sendo tirado de forma resumida do Livro: Google Marketing  – o guia definitivo de Marketing Digital.3°Ed. Com a devida permissão do autor: Conrado Adolpho Vaz.

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