Dicas para os Novos Lojistas Online – 3° P do Marketing Digital

Marketing Digital

Hoje iremos descrever quais são os elementos que você deve prestar atenção ao desenvolver sua plataforma.

3º P – Produção

Após a extensa pesquisa sobre seu mercado e a confecção de um bom planejamento de Marketing Digital, chegou a hora de construir sua plataforma de negócios. A tangibilização de todo a informação que adquiriu anteriormente.

A construção de uma plataforma interativa, ou seja, o desenvolvimento de um site que seja mais do que um cartão de visitas ou que uma apresentação da empresa na internet, requer uma dose de conhecimento que extrapola o departamento de tecnologia. Esse talvez seja o mais importante aprendizado dessas dicas – um site é uma ferramenta multidisciplinar assim como o próprio negócio.

Para construir um site que seja atrativo para o cliente vamos explorar, a seguir, cada uma das áreas, orientando sua empresa a trabalhá-las.

1. Marketing

Conhecer o mercado é essencial, e nesse quesito marketing desempenha papel fundamental na estratégia de encontrabilidade e de qualquer outra ação on-line.

Já vimos que captar informações a respeito do usuário é fundamental. Informações como o comportamento do consumidor, a identificação do público-alvo, a região em que ele se encontra, as palavras-chave mais digitadas por ele, seu comportamento de compra e tantas outras são da competência do marketing e fazem com que as tarefas a serem executadas posteriormente tenham um norte e uma unidade.

O marketing deve ser o responsável também por seguir as diretrizes do primeiro e do segundo P(vistos nas matérias anteriores) e a partir daí, entrega um documento de marketing digital para a tecnologia desenvolver a plataforma.

O marketing é responsável por  toda a estratégia seja vista de forma integrada e coesa.

2. Conteúdo

Geralmente as empresas quando entram na internet criam sites institucionais, onde o conteúdo é só falar dela mesma. Os usuários não querem ouvir as empresas falando delas mesmas, O que os usuários procuram é um site que os ajude resolver seus problemas, que mostre um caminho para satisfazer seus desejos ou uma necessidade, que lhe conte uma história.

Se você vende móveis, mostre aos usuários como combinar a mesa com o papel de parede, qual o melhor tipo de madeira para ambientes à beira-mar, etc..
Mostre um conteúdo que será aproveitado pelo o cliente, não somente um conteúdo dizendo o tanto que você é bom.

Um site que tenha valor e relevância para o usuário cria uma percepção de qualidade, competência, credibidade, proximidade e vários outros sentimentos necessários para a captação e a fidelidade de um consumidor.

3. Tecnologia

Boa parte do terceiro P está nesse quesito – na tecnologia, A tecnologia em um site é como o esqueleto – sem ela não há  forma, mas deve ser desenvolvida seguindo os preceitos da encontrabilidade e da usabilidade, Não deve ser vista como um quesito isolado.

A tecnologia deve entender que não é soberana, mas sem um meio para que os objetivos de marketing sejam atingidos. Algumas empresas, o departamento de TI ainda cuida de toda a estratégia digital de uma organização, Isso leva uma página sem foco no mercado e com pouca usabilidade, acaba não retendo o consumidor.

Na tecnologia deve-se pensar principalmente nos aspectos do que chamamos de “otimização do site”.Tanto em busca natural quanto em links patrocinados.

Por isso recomenda-se desenvolver um site para o Google e outros sites de pesquisa. Acaba saindo mais barata e mais efetiva – construindo o site desde o início seguindo critérios de otimização de sites. O profissional que desenvolver o site tem que ter isso em mente.

4. Design

Nesse quesito o site tem que mostrar de uma forma de fácil entendimento todas as suas funções que contenha dentro dele.

Sites que contenham formulário para clientes ou visitantes preenchê-los, é necessário que seu site avise a ele todos os documentos necessários para o preenchimento.

É importante dizer ao usuário quantos passos ele tem que cumprir e em qual passo ele está. Muitos formulários de comércio eletrônico não dão essas informações fazendo parecer que não terá fim às lacunas de preenchimento.

Formulários muitos compridos desestimulam o usuário. Caso tenha muitas perguntas, quebre-o em diversos passos, mas sempre indicando onde o usuário está e quantos passos faltam para o término.

Todo o conteúdo está sendo tirado de forma resumida do Livro: Google Marketing  – o guia definitivo de Marketing Digital.3°Ed. Com a devida permissão do autor: Conrado Adolpho Vaz

Dicas para os Novos Lojistas Online - 2° P do Marketing Digital
Dicas para os novos Lojistas Online - 4° P do Marketing Digital

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