Plataforma de E-commerce x E-commerce Personalizado, qual a melhor opção?

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Vimos no artigo anterior que em um projeto de E-commerce existe uma série de ações a serem realizadas. Dentre as diversas ações temos a escolha da tecnologia a ser utilizada no E-commerce. Dando andamento em nossa série “Processos em um E-commerce” você entenderá agora as duas possíveis formas de relacionamento com o fornecedor da ferramenta E-commerce que é a Plataforma de E-commerce e E-commerce Personalizado.

Uma Plataforma de E-commerce é um software que possibilita a criação de Lojas Virtuais de forma simples e rápida. Este software é responsável pela criação, exibição e administração das lojas virtuais criadas em seu ambiente. Existem diversas plataformas de e-commerce no mercado, desde as mais simples, baseadas em layouts/templates pré-definidos, até plataformas mais sofisticadas que permitem personalizar completamente o layout do site. O grande diferencial desta plataforma é o investimento mais acessível, quando comparado com um desenvolvimento de “E-commerce Personalizado”.

Você irá encontrar centenas de plataformas diferentes, com serviços e custos para qualquer bolso. Optando em usar uma “Plataforma de E-commerce”, tome cuidado com a escolha da plataforma que vai atender a sua loja. É importante observar alguns pontos, como por exemplo se oferece suporte quando seu negócio crescer, ou seja, se a plataforma permite iniciar com um projeto mais modesto e com o passar do tempo, evoluir com novos recursos, layout, etc. O Lojista Online permite iniciar com um projeto básico e evoluir gradativamente até atingir um nível maior de sofisticação, como integrar o E-commerce com o sistema de gestão (ERP – Enterprise Resource Planning).

As principais vantagens de usar uma Plataforma E-commerce são:
• Baixo investimento;
• Diversos recursos disponíveis, todos objetivando aumentar as conversões das vendas;
• Melhorias constantes na plataforma;
• Rapidez na implantação e liberação para vendas;
• Suporte na ferramenta (apoio, correções, treinamento, tutoriais, etc.).

As desvantagens são:
• Dificuldade de personalização do layout;
• É preciso aguardar as atualizações da plataforma para obter recursos novos;
• Não há possibilidade de personalizações específicas (que não siga tendências do mercado E-commerce);
• Não tem direitos sobre a plataforma utilizada, na maioria das vezes, é uma locação da ferramenta;
• Possuem servidores pré-definidos para hospedagem, não permitindo hospedar o E-commerce onde o cliente deseja.

Já um “E-commerce Personalizado” é uma Loja Virtual desenvolvida sobmedida, onde todos os detalhes são desenvolvidos seguindo os requisitos exigidos pelo cliente. Parece confuso, mas na verdade tudo isso não passa de recursos que o dono do e-commerce deseja com base em regras comerciais que já utiliza e/ou em sites de referência.

Para projetos desta natureza é preciso contratar uma empresa que presta serviços de desenvolvimento sobmedida, um profissional programador/analista, ou dependendo do tamanho do projeto, toda uma equipe especializada em solução web. Depois disso, o projeto é detalhado e o desenvolvimento iniciado. O projeto geralmente é demorado, uma vez que existe uma série de requisitos específicos para desenvolvimento. Este tipo de projeto é ideal para grandes empresas, que pretendem ter um e-commerce bem específico e total domínio sobre todo o projeto, inclusive sobre o código fonte do sistema. Na maioria das vezes, as empresas que prestam este tipo de serviço, não dão suporte pós-entrega, e qualquer alteração de escopo, ou implementação de novos recursos, devem ser orçados e incluídos no projeto como novas implementações.

As principais vantagens de desenvolver um E-commerce Personalizado são:
• Direito do código fonte do E-commerce;
• Flexibilidade no desenvolvimento do projeto (layout e novos recursos);
• Permite hospedar em qualquer servidor compatível com a tecnologia utilizada;
• Possibilita a troca de fornecer a qualquer momento.

As desvantagens são:
• Alto investimento;
• Dificuldade de seguir tendências do mercado e-commerce;
• Implantação demorada;
• Não possui suporte;
• Recursos disponíveis são limitados ao do escopo;
• Replicação de conhecimento (treinamento).

Com as dicas acima, será mais fácil escolher qual a plataforma ideal para iniciar o seu e-commerce. Não se esqueça de pesquisar bem para escolher um bom fornecedor! Na próxima semana você entenderá melhor sobre os dois tipos de comércio com o artigo “B2B (Business to Business) e B2C (Business to Customer), qual a diferença?”. Não perca!

Marcelo Martins
Diretor Executivo – Lojista Online

Fidelizando clientes no comércio eletrônico
B2B (Business to Business) e B2C (Business to Customer), qual a diferença?

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