B2B (Business to Business) e B2C (Business to Customer), qual a diferença?

B2B e B2C

Vimos no artigo “Plataforma de E-commerce x E-commerce Personalizado, qual a melhor opção?” os dois tipos de ferramentas de e-commerce, que são: implementação personalizada e uso de plataforma existente. Agora, irei destacar duas formas de relacionamento comercial com o público de uma loja virtual: B2B (Business to Business) e B2C (Business to Customer). Mais adiante, serão abordadas as principais características, pontos fortes, público alvo, e vantagens de cada um. Confira.

Muitos devem ter ouvido falar dessas nomenclaturas (B2B e B2C), mas ainda não sabem a diferença entre elas. Não se preocupe, vou abordar essas duas formas de interagir com seu cliente, independente do perfil em que ele se encaixa.

O B2B é uma sigla que vem do inglês Business to Business, que em português quer dizer Empresa para Empresa. Um E-commerce B2B se destina a empresas que negociam com empresas, aí você vai se perguntar “mas qual a diferença?” e lhe respondo “toda!”. Quando uma empresa negocia com outra empresa, as regras comerciais podem variar de cliente a cliente e de produto a produto, dentre várias outras regras que são aplicadas para estreitar o relacionamento com clientes revendedores. Tais regras são destinadas a empresas, pois na maioria das vezes elas são as revendedoras do produto comercializado. Imagine que você tem uma fábrica de “sandálias”, e como produz, preferencialmente irá trabalhar com pontos de vendas para atender o consumidor final. Pois bem, neste caso você deve ter um B2B para atender seu cliente revendedor (empresa). Agora falando das regras comerciais distintas, imagine que você fechou uma parceria com uma grande rede de supermercados para revender suas sandálias, que compra da sua empresa cerca de 500 pares por mês. Você tem um parceiro em um shopping que também revende suas sandálias, mas ele consome em média 40 pares por mês. Sob este ponto de vista, o cliente que compra 500 pares de sandálias por mês deve ter alguma condição melhor que o outro cliente, que compra apenas 40 pares por mês.

Além das regras comerciais que podem ser personalizadas considerando o cliente revendedor, o público dessa ferramenta tem um comportamento diferente do consumidor convencional. O público B2B já sabe “o que” e “quanto” quer comprar, e na maioria das vezes fazem pedidos em grande quantidade. Por isso a ferramenta B2B deve ser bem objetiva e oferecer facilitadores na hora da compra para agilizar o processo no momento do pedido. Segue alguns exemplos de bons facilitadores: duplicar pedidos anteriores, permitir enviar vários produtos para o carrinho de uma só vez, desconto progressivo (quanto mais produtos são comprados, mais barato fica o item), volume alternativo (unidade, caixa com 10 unidades, caixa com 25 unidades, etc.), quantidade mínima para compra, sugestão de preço para venda, entre outros. O E-commerce B2B pode ser visualizado como um painel de compras do cliente corporativo, é como um “Bank Line” para o cliente comprar produtos, ver pedidos anteriores, emitir segunda via de boletos, etc.

Já o E-commerce B2C, que tem a sigla do inglês “Business to Customer”, é o E-commerce convencional, uma ferramenta direcionada ao consumidor final, ou seja, um cliente com comportamento diferente do corporativo. Esta ferramenta tem como objetivo apresentar bem os produtos e suas opções de compra, ofertar diversos produtos e incentivar a compra através de promoções, frete grátis, parcelamento sem juros, compre junto e outras ferramentas. O perfil de consumo dos usuários do B2C é criterioso, um cliente que pesquisa muito antes de comprar, que observa reputação do vendedor, quer ser surpreendido no prazo de entrega, e ter incentivos relevantes para comprar.Deve-se atentar que na maioria das vezes a compra feita por este consumidor é por impulso! Por isso, o E-commerce B2C deve ser fácil de usar, amigável, apresentar várias opções para o usuário e na hora de fechar a compra, deve ser simples e transmitir a sensação de segurança. Para este tipo de E-commerce alcançar o sucesso, deve-se investir no Marketing, ou seja, na divulgação dos produtos, promoções e da própria marca. Para isso, é indispensável o uso de E-mail Marketing, Publicidade em Buscadores (Google, Yahoo, etc.) e nas redes sociais. Ser encontrado pelo consumidor é o objetivo primário do E-commerce B2C, após isso o foco é converter a venda.

Fazendo uma analogia das duas ferramentas, percebemos que o B2B tem características distintas do B2C, ainda que ambos tenham o mesmo objetivo: vender! Perceba que, como cada um tem funcionalidades e facilidades diferentes para seu tipo de público, o ideal é não misturá-los em uma só ferramenta. Isso pode prejudicar as funcionalidades a serem disponibilizadas para os usuários. Existem vários fornecedores destas ferramentas de E-commerce. O Lojista Online tem ambas as soluções, e podem ser utilizadas juntas ou separadas.

Vimos neste artigo da série “Processos em um E-commerce” um pouco de cada uma das duas formas de comercializar na internet: B2B e B2C. Agora você deve encaixar seu projeto em uma das duas, ou em ambas, e dar o pontapé inicial em sua Loja Virtual. Na próxima semana vou publicar o artigo “Quais Informações são Importantes em meu E-commerce?” que trata dos principais conteúdos a serem divulgados em seu E-commerce para diversas finalidades.

Obrigado pela leitura e até semana que vem!

Marcelo Martins
Diretor Executivo – Lojista Online

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Quais informações são importantes em meu E-commerce?

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