Potencial de ganho no comércio eletrônico é de 260%, mas falta pessoal

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Levantamento do Ipea revela que somente 0,4% das empresas varejistas no Brasil ofereciam plataforma de serviços voltada para compras on-line.

E-commerceBRASÍLIA – O técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luis Claudio Kubota, disse hoje que os mercados de países como Brasil e México dispõem de um potencial enorme de ganhos em produtividade no setor de comércio eletrônico, correspondente a 260%. Esta estimativa, baseada em números do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), considera a oportunidade propiciada pela reduzida base de utilização desta modalidade nestes países.

Durante a apresentação do estudo, o pesquisador do Ipea destacou como um dos desafios para o Brasil poder deslanchar no comércio eletrônico o incremento maior de mão-de-obra qualificada. ‘Este é um gargalo. A carência é da ordem de 70 mil profissionais da área de TI, com tendência de se agravar nos próximos anos’, afirmou.

Ele explicou que não basta a empresa varejista colocar uma site no ar, em um ‘passe de mágica’. É necessário, segundo ele, de ferramentas de controle de estoque, logística, e outras demandas recorrentes do cliente atendido pela rede de computadores.

Kubota, ao apresentar o estudo ‘Vendas On-line no Brasil’, defendeu que a modalidades de compra via internet demanda uma atenção do governo com políticas públicas específicas, assim como ocorre com a indústria. Ele ressalta que, embora o setor serviços e comércio sejam menos representativos que a indústria em produtividade, responde por boa parte dos trabalhadores empregados no país e confere maior dinâmica à economia.

Levantamento do Ipea revela que somente 0,4% das empresas varejistas no Brasil ofereciam plataforma de serviços voltada para compras on-line. Esta fatia do mercado correspondia a 4.818 empresas até 2008

A pesquisa, divulgada hoje pelo Ipea, indica que houve um crescimento de 30,7% do número empresas de varejo em 2008, em relação ao ano anterior. A receita bruta de revenda destas empresas, corrigidas pelo IPCA, totalizou R$ 5,8 bilhões, com crescimento de 31,1%, no mesmo período.

Ao avaliar a receita bruta no e-commerce, constata-se que não há um segmento que chegue a responder por 10% do volume total. Embora o número de grupos de atividade econômica no comércio eletrônico seja elevado, a participação de cada um é reduzida.

Kubota ressaltou que o levantamento não considera o cenário de expansão do novo mercado de compras coletivas, surgido no Brasil recentemente, mas reconhece que a modalidade tem crescido bastante e estimulado a compra online.

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