Brasil já tem 1,2 mil sites de compras coletivas, aponta e-bit

O grau de satisfação também foi medido pelo estudo, sendo que 74% dos entrevistados afirmaram estar no mínimo satisfeitos, 11% disseram estar insatisfeitos com os sites de compras coletivas.

SÃO PAULO – O Brasil já conta com mais de 1,2 mil sites de compras coletivas em operação ou em fase de lançamento. A expansão desse modelo de negócio eletrônico foi expressiva no ano passado, o que levou o assunto a ser incluído no 23º relatório WebShoppers, elaborado pela e-bit com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

A partir deste ano, a e-bit pretende continuar a acompanhar o modelo, traçando novos indicadores e apontando tendências deste mercado para os próximos anos. ‘Notamos que, em pouco tempo, as compras coletivas ganharam espaço com uma velocidade impressionante dentro do e-commerce’, diz Alexandre Umbini, diretor de Marketing e Produtos da consultoria, que possui um painel de respondentes de pesquisas formado por mais de 1 milhão de consumidores virtuais.

Na pesquisa realizada entre março e abril, verificou-se que 61% dos consumidores virtuais disseram conhecer o conceito de compras coletivas. Destes, 49% afirmaram já ter comprado alguma oferta até hoje, enquanto 51% relataram não ter realizado nenhuma compra.

Das pessoas que compraram em sites de compras coletivas, 37% disseram tomar conhecimento das páginas coletivas por recomendação de amigos e parentes. Já 19% alegaram ter recebido uma promoção por e-mail.

Entre os consumidores que tiveram experiências com compras coletivas, 82% pretendem voltar a consumir por esse canal nos próximos três meses. Ao mesmo tempo, 58% dos entrevistados que ainda não acessaram esse serviço pretendem adquirir seu cupom pela primeira vez. Os descontos oferecidos nos cupons variam entre 50% e 70% do preço cheio.

O grau de satisfação também foi medido pelo estudo, sendo que 74% dos entrevistados afirmaram estar no mínimo satisfeitos, 11% disseram estar insatisfeitos com os sites de compras coletivas. Os produtos mais consumidos em sites de descontos estão na categoria de moda e acessórios, com 30% das vendas. Eletrônicos vem em segundo, com 18%, e acessórios de informática em terceiro, com 12%.

Na avaliação da e-bit, apesar de existirem diversos sites que oferecem os serviços de compras coletivas, o mercado caminha inevitavelmente para a consolidação

Fonte: G1.com.br

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