Como o iPad está reformulando o e-commerce

Com o sucesso do tablet no comércio eletrônico a Forrester inventou um nome: t-commerce

Está crescendo o grupo de proprietários de iPad, e cada vez mais são pessoas do sexo feminino – o que é um poderoso motor de vendas do varejo online. Posso atestar pessoalmente que o iPad tornou-se um dispositivo de muito uso para as mães, que parecem especialmente gostar de fazer compras (e jogar Scrabble), enquanto seus filhos ficam na piscina.

Em contraponto aos estereótipos comuns da tecnologia, as mulheres parecem ganhar dos homens quando se fala dos primeiros que adotaram o iPad. Esta descoberta é particularmente significativa quando se considera que o controle da mulher está entre 70% e 85% em relação às despesas familiares nos EUA, de acordo com estudos publicados.

Em menos de um ano, o iPad tem emergido como uma plataforma poderosa para o varejo online, criando uma nova classe de comércio móvel. Muitos varejistas relatam que mais de 50% do seu tráfego móvel chega a partir do tablet, de acordo com a Forrester, que inventou um novo nome para a tendência: t-commerce. No entanto, ao invés de criar novas vendas incrementais, o t-commerce crescerá em grande parte através da captura e da canibalização de tráfego baseado em PC de varejo tradicional.

O relatório da Forrester esclarece que o smartphone está baseado em “m-commerce”, e também continua sendo altamente relevante para os varejistas. Smartphones são menos propensos a serem utilizados para pesquisas de produtos e na realização de compras, no entanto, dispositivos móveis estão cada vez mais completando a experiência de compra. Embora a maioria das atividades de m-commerce não é transacional, ele têm o potencial de movimentação das vendas incrementais no offline.

O e-commerce está crescendo a um ritmo de dois dígitos e muitos varejistas estão aumentando suas presenças em plataformas móveis e online para compensar a queda simultânea de vendas na loja física. O “monstro multi-canal” vai continuar crescendo em 2011, diz a Forrester.

A tela de quase 10 polegadas oferece um ambiente confortável para a navegação na internet e na visualização de produto, superando as limitações de tamanho que pode frustrar os clientes de telefones celulares. Comparado com o clique de um laptop, a funcionalidade touch-screen proporciona uma experiência de compra mais imediatamente gratificante. Leve e compacto, os tabletes possuem conectividade 3G/4G e também são inerentemente livre das restrições do ambiente de trabalho, podendo ser levado confortavelmente em trens, aeroporto, balcões de cozinha, o que facilitará as compras.

Além do iPad, novas ofertas como Samsung Galaxy Tab e T-Mobile G-Slate. As projeções da Forrester para esta categoria de produtos emergentes são realmente mais conservadoras do que as previsões do Gartner e da eMarketer, que estimam que as vendas ultrapassará 80 milhões em 2012, e subirá para 200 milhões de unidades até 2014.

Fonte: proxxima

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