Pequenas empresas crescem com e-commerce

Pesquisa da Fecomercio e e-bit mostra que faturamento de janeiro a julho de R$ 7,8 bilhões superou o total de vendas dos shoppings centers da Grande São Paulo

Beth Matias, da Agência Sebrae de Notícias

São Paulo – As pequenas empresas que apostaram no comércio eletrônico como plataforma de vendas não têm do que se queixar este ano. “O primeiro semestre foi excepcional”, diz a empresária Juliana Messenberg, sócia do site de descontos Superexclusivo, que comercializa produtos de outras lojas.

Há dois anos e meio no mercado, Juliana diz que não se lembra de já ter vendido tanto. A empresa tem 570 mil clientes cadastrados e cresce 40% ao mês. “Neste primeiro semestre, tivemos uma explosão de vendas em relação a 2009. Crescemos 430%”, diz Tiago Santos, outro sócio da empresa.

O crescimento da Giuliana Flores, uma loja virtual de venda de flores pela internet, também é representativo. Só neste primeiro semestre, as vendas cresceram 52% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa tem 20 anos de mercado e está há 10 na internet.

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), em parceria com a empresa e-bit, divulgada na segunda-feira (27), mostra que o comércio eletrônico faturou R$ 7,8 bilhões no Brasil de janeiro a julho deste ano, um crescimento de 41,2% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Esse faturamento superou o total de vendas dos shoppings centers da Grande São Paulo, estimado em R$ 7,2 bilhões no período.

“As pessoas aprenderam a comprar pela internet. Estão mais seguras e também conhecem melhor a rede mundial. Além disso, o comércio eletrônico segue normas mais rígidas do que o comércio real. Se o produto não serviu ou se a pessoa não gostou do que comprou, pode devolver e ter o dinheiro de volta. Na loja de rua ou no shopping, no máximo o consumidor vai conseguir trocar por outro artigo”, diz a empresária Juliana Messenberg.
Comentários LojistaOnline

Outros Cases de sucesso na área de Flores e Café da Manhã
Luara Presentes – www.luarapresentes.com.br
PickTake -Compre Cestas – www.picktake.com.br

Vendas on-line no país já superam 49 shoppings de SP
E-commerce é oportunidade para mais de cinco milhões de PMEs no Brasil

Discussion

  • Commenter's Avatar
    Flávio — 7 de outubro de 2010 at 14:28

    Imaginando que temos apenas 40% de penetração de internet no Brasil, somente 10% da população já compra pela internet, e que a classe C (metade da população brasileira) recém ingressou no ecommerce, a explosão de crescimento deste mercado se manterá por mais alguns anos, desta vez por meio das pequenas.
    Abraços

  • Commenter's Avatar
    derme_dias — 11 de outubro de 2010 at 16:18

    Imagine o quanto aínda poderá melhorar quando o Brasil tiver uma política de acesso a banda larga mais homogênea e democrática, inclusive com acesso gratuito nas regiões mais pobres como norte e nordeste onde o acesso é aínda precrário sobretudo no interior.

Leave a Comment