Serviços online ajudam a manter as metas de fim de ano

Por Juliano Moreira ,do IDG Now!

A cena é clássica. Todo dia 31 de dezembro à meia-noite, pessoas de todas as partes do mundo definem os objetivos pessoais e profissionais que pretendem buscar no ano que se inicia. Porém, algumas delas acabam esquecendo-se dos planos imaginados e terminam o período sem realizá-los.

Por esse motivo foi criado o Aminezia.com. Trata-se de um serviço gratuito que permite aos usuários definir os objetivos pessoais e profissionais para 2010, aliado a um sistema encarregado de lembrá-los de tais metas.

“Depois de ler uma matéria na internet sobre planos de carreira, descobri que mais da metade dos americanos esquecem o planejamento definido logo nos primeiros seis meses”, afirma o dono do projeto e diretor da Yoursoft Tecnologia, Vítor Nogueira.

O site é relativamente novo: entrou no ar na última quinta-feira (7/1). Seu acesso também funciona de uma maneira bem simples: basta inserir seus planos no espaço reservado “Objetivos para 2010”. A partir daí, é só cadastrar um e-mail e escolher a periodicidade do envio das lembranças.

Segundo Nogueira, a proposta é aumentar o número de ferramentas do site. “Pretendemos inserir uma opção que definirá as tarefas para se atingir o objetivo e, no futuro, um identificador que enviará informações sobre as metas estipuladas”.

Conforme a demanda de usuários pelo serviço aumentar, o envio das lembranças será realizado por SMS, explica Nogueira. E mais: em busca de audiência global, na próxima semana, o Aminezia.com ganhará uma versão em inglês.

O peso do Elefante
O Aminézia lembra um serviço pioneiro no Brasil: oElefante. Lançado em agosto de 1997, o site iniciou suas atividades como uma agenda virtual, auxiliando seus usuários a não esquecer compromissos, pagamentos e principalmente aniversários.

Com as atualizações aplicadas ao longo dos anos, o serviço cresceu e oferece ao usuário a opção de atualizar seus compromissos e contatos a partir do celular, mobile, palm ou qualquer outro aparelho com conexão à Internet. E os lembretes podem vir por e-mail ou mensagem instantânea, entre outras opções.

Não faltam, contudo, opções para quem quer ser lembrado de metas e compromissos, mesmo aqueles que se faz para si mesmo. O IDG Now! selecionou alguns dos serviços mais conhecidos no mundo para garantir que seus planos para 2010 saiam de vez do papel.

43 Things – A ideia não deixa de ser divertida: um site que ajuda a criar e manter listas de desejos, e que compara sua lista (em inglês) com a dos internautas cadastrados no site. Não surpreende que “Start running” (começar a correr) seja a promessa mais feita na virada para 2010, mas “quit Facebook” (sair do Facebook) é realmente de espantar.

Remember the Milk – Não se assuste com o nome: este serviço, que tem interface em português, é um  gerenciador de tarefas completo, com tags e compartilhamento. Os lembretes podem vir por e-mail, SMS ou mensagem instantânea – até Twitter o serviço tem.

Todoist – As listas de tarefas (To-do List, em inglês) podem ser mais facilmente gerenciadas com este serviço. O mais interessante é a integração com GMail e a possibilidade de usar um barra lateral no navegador Firefox, para acesso rápido às suas funções.

Google Agenda – Uma das melhores opções de agenda online. Quem tem GMail, tem uma agenda do Google. É possível criar várias agendas e compartilhá-las com outros usuários; os compromissos podem ser lembrados por e-mail ou por janelas pop-up (isso se você estiver conectado).

Stickk.com – site que ajuda a lembrar (e cumprir) metas pessoais. Com um detalhe: há uma multa em jogo, que deverá ser paga caso suas metas não sejam cumpridas.

Vendas on-line continuam a crescer
Associação Comercial de São Paulo apresenta tendências para o varejo lançadas na Retail's BIG Show 2010

Leave a Comment