Dicas importantes para começar ainda hoje uma loja virtual

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Há espaço de sobra para você empreender no setor. Mas isso não é a mesma coisa que dizer: “vai lá, é fácil”
O comércio eletrônico no País apresenta muitas oportunidades para o empreendedor, que com esforço pode lucrar e principalmente tornar-se relevante nesse segmento.

O setor, atualmente, chama muito a atenção de quem pensa em iniciar um pequeno negócio e isso está longe de ser uma mera coincidência.

Pesquisa recente realizada pela E-bit, especializada em coletar informações do ramo, aponta que o e-commerce movimentou R$ 12,74 bilhões nos seis primeiros meses do ano, alta de 24% em comparação com o mesmo período do ano passado. Mas essa performance, no entanto, não deve esconder os desafios do segmento. Se a tecnologia ficou mais acessível, a logística ainda preocupa.

Se esse fosse o único desafio a ser encarado por quem pensa em empreender na área, a questão seria fácil de ser resolvida. Mas não é. Hoje o empresário precisa, mais do que nunca, oferecer uma experiência positiva de compra para o usuário. O consumidor, segundo análises de especialistas, leva isso muito em conta – a obsessão por preço baixo e frete grátis, dessa forma, ficou um pouco de lado.

Um pouco, não totalmente. Vai fazer sucesso quem souber ‘empacotar’ tudo isso em um mesmo e-commerce. E também vai ganhar espaço quem escolher o mercado certo. A mesma pesquisa da E-bit identifica que, pela primeira vez, a categoria de moda e acessórios atingiu a liderança no ranking de vendas online – foi responsável por 13,7% dos pedidos no primeiro semestre. Fica a dica.

1. Prepara-se para os dispositivos móveis
“Nos Estados Unidos, toda empresa nova tem que ter uma estratégia em mobile.” Isso não quer dizer que é preciso investir imediatamente, mas não se pode ignorar o fenômeno.

2. Garanta o ‘feijão com arroz’
“O que existe é um estudo de mercado e a paixão por aquilo que você vai fazer”, diz. Para quem já está no setor, a dica é usar as informações sobre seu cliente e transformá-las em resultados.

3. Renove seu plano de negócios
É importante se mostrar conhecedor do mercado em que você vai empreender e estar preparado para responder todas as perguntas de um futuro sócio.

4. Cumpra o prazo de entrega
“O consumidor não quer receber o produto amanhã. Ele quer receber o que foi combinado. O combinado não sai caro”, analisa Gerson Rolim, diretor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

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5. Fique atento aos grandes
Estude o que as grandes empresas estão fazendo para tirar algum exemplo que possa ser aplicado no seu negócio.

6. Nunca se esqueça do cliente
“Sem isso, nenhum esforço dá resultado”. Invista em tecnologia, marketing e tenha um serviço de logística excelente.

Referencia: Estadão PME

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