O poder do vídeo como canal de vendas no e-commerce

A matéria começa com a incrível historia de Dr. Bob Wagstaff, o inventor do Orabrush, um raspador de língua, ou uma escova de dentes modificada com uma cabeça mais larga. Embora possa ser eficaz na raspagem de sua língua para curar mau hálito, Dr. Wagstaff teve dificuldade de vendê-lo, por oito anos, por métodos convencionais. Ele já tinha investido cerca de $ 40.000 em uma TV local e chegou a vender cerca de 100 unidades.

Desesperado, o bom médico se conectou com um grupo de alunos de MBA para chegar a uma nova estratégia de marketing. Um estudante, Jeffrey Harmon, sugeriu a Orabrush ser comercializados na web. Wagstaff foi duvidoso, mas concordou em pagar US $ 500 a Harmon para a produção de um vídeo online para testar sua teoria.
Com seu vídeo no YouTube Harmon ajudou Orabrush vender 2,1 milhões de unidades e distribuição em varejo nacional no Walmart.

Tudo começou quando um gerente de loja Walmart viu um dos vídeos no YouTube do Orabrush, comprou um, gostou, e queria levá-lo em sua loja. Com o tempo outros gestores visitavam o Walmart, e viam o Orabrush na loja, e ficavam tão impressionados com o produto e queriam em suas lojas também. Dentro de algumas semanas, o Dr. Bob tinha cerca de 20 lojas.
Orabrush foi recentemente apresentada no Blog oficial do Google como caso de estudo no sucesso online de video marketing e por ser um caso bastante interessante no YouTube: “A história Orabrush:. Como um homem do Utah usando o YouTube construiu um negócio de milhões de dólares” A estratégia de marketing e de vídeo da Orabrush se explica no infro-gráfico abaixo:

orabrush-infographic

Em entrevista o diretor de marketing Jeff Harmon, fala como eles usaram o YouTube para vender mais de um milhão de unidades da sua escova de língua e assinar grandes negócios com grandes lojas e varejistas.

“Existem 48 horas de vídeo enviados ao YouTube a cada minuto. Se acha que o seu vídeo um dia vai se destacar da multidão, está errado. Não basta só colocar um vídeo no YouTube. Tem que ter uma maneira dele ser compartilhado pela multidão. Com a Orabrush, não apostamos na viralidade, apostamos na distribuição. ”
É preciso ter uma estratégia para distribuir seus vídeos para múltiplos canais de redes sociais e on-line.
Facebook e Twitter, blogues influentes com quem pode construir relacionamentos ou em qualquer outro lugar que seu mercado-alvo freqüenta e participa.

Muitas empresas tentam fazer vídeos virais mas não têm nenhum plano real para realmente se envolver com seu público através de seu conteúdo de vídeo numa base de pessoa para pessoa. “Muitas vezes, eles não interagem com as pessoas que estão assistindo”, disse Jeff.
Jeff e Austin dizem como planear a sua experiência de vídeo:
”Que tipo de atmosfera que você quer criar? Quer usar todas as ferramentas ao seu redor. Se entrar numa festa, falar com pessoas, mas nunca ninguém responde, não irá vai ficar por lá muito tempo ”
Qualquer empresa que pensa fazer vídeo hoje nas redes sociais ou no seu site, precisa saber que é fundamental ter pelo menos alguém dedicado as redes sociais. Ou seja, ser sensível com o seu público nas redes sociais.

orabrush-ugc

Jeff diz que os criativos da Orabrush criam vídeos que eles próprios gostam de assistir. ”Por entender a audiência do YouTube, nós sabemos que vai funcionar.”
Orabrush é um excelente exemplo de como uma empresa de pequeno porte, com um orçamento modesto (em comparação com as grandes agências criativas) pode ter um ROI muito melhor de seus vídeos “indo viral” através das redes sociais, pessoa a pessoa, capacidade de resposta em tempo real e suporte ao cliente. O Segredo é fazer vídeos que você também gosta de assistir.

Ainda tem dúvidas se seu nicho vai reagir aos vídeos? Faça um teste e boas vendas!

Fonte: ecommercebrasil.com.br

Ferramentas SEO para E-commerce
Meu E-commerce precisa de Vendas, o que fazer?

Leave a Comment