Branding e performance: duas aliadas para o sucesso do seu e-commerce

Para muitos donos de e-commerces, definir uma estratégia de atuação para obter um melhor retorno financeiro é uma grande dificuldade. Muito se questiona se vale a pena apostar em performance ou branding. Cada uma dessas estratégias apresenta vantagens, mas o que vai proporcionar mais benefícios é a união de ambas.

O branding é a aposta mais comum dos iniciantes pela facilidade com que ela é percebida. Os formatos mais utilizados para expor a marca são banners, backgrounds e pop-ups. Algumas destas plataformas para propagandas, no entanto, estão longe de serem as favoritas de quem utiliza a internet. Os pop-ups, por exemplo, são considerados verdadeiros transtornos. Não é a toa que inventaram sistemas que bloqueiam essas janelas de publicidade. Neste caso, o objetivo é fixar a marca na mente do usuário, fazendo com que assim ela seja lembrada em uma próxima compra. Por este motivo, esse investimento trás retorno a longo prazo, ou seja, os resultados não são imediatos.

Outro ponto importante a ser considerado é a performance: conseguir o maior retorno possível de um investimento. Dar atenção à infraestrutura e ao funcionamento do site é um exemplo de quem aposta nele, pois essas medidas garantem que mais usuários acessem o site, sem a utilização de anúncio. Quem optar por ela vai ter um pouco mais de trabalho para entender termos como ROI (Retorno de Investimento), CPC (Custo por Clique), conversão e vários outros. Apesar das dificuldades iniciais, investir em ações e ferramentas consideradas “de desempenho” é vantajoso para quem busca ganhos financeiros mais rápidos.

Conseguir trabalhar com as duas estratégias é, portanto, buscar unir fixação de marca e avaliação de efetividade das suas ações. Um bom exemplo em que branding e performance caminham juntas é em uma campanha num site comparador de preços. Uma loja que disponibiliza seu catálogo de produtos em um comparador está investindo em performance, pois todos os usuários do site terão acesso aos itens que ele tem disponível, aumentando consideravelmente as vendas. No entanto, se a empresa também investe em banners, backgrounds e sempre deixa seus produtos expostos nas áreas de destaque, está investindo em branding.

Aliar as duas ferramentas é a solução para quem procura um resultado maior e também mais duradouro.

Fonte: E-Commerce News

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Discussion

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    Fabiano Santos — 13 de dezembro de 2012 at 15:13

    Boa matéria! Mas se tratando de sucesso de e-commerce não se engessa somente nesses dois aspectos, e colocando algumas observações com questão do Branding que pra mim não ficou muito claro. Hoje em dia não se fala mais de Popups e sim “Janela Modal” desenvolvida com alguma linguagem de programação (Java, Html), que é aquela janela que é expandida na tela do computador expondo algum aviso ou promoção, escurecendo as páginas por trás dela. Outra ação muito importante pra quem procura expor a marca ao mercado, é chamado Remarketing. Investir em Ebehavior é outro fator importante para faturar, que é o nome técnico do que foi citado acima “o objetivo é fixar a marca na mente do usuário, fazendo com que assim ela seja lembrada em uma próxima compra”. Investir em remarketing e ebehavior com certeza você irá fixar a marca da sua loja ao seu público alvo. Mas não se prenda apenas a esses dois fatores. É claro que tudo vai depende do capital de investimento, do tempo que você dedica ao seu negócio e o mais importante: seu conhecimento sobre o público alvo, mercado e produtos que trabalha. O que puder investir pra manter seus clientes satisfeitos quando entram na sua loja, e seu pós venda, invista! Cliente satisfeito é venda e sucesso garantido!

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    admin — 16 de janeiro de 2013 at 14:15

    Boa tarde Fabiano,

    excelentes comentários.
    Muito obrigado pelas contribuições.

    Fique à vontade para voltar sempre e fazer suas contribuições.
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