CDL fala em diferencial do atendimento ao vivo e a cores no varejo

E-commerce

No ano passado, a data rendeu R$ 615 milhões ao comércio virtual

E-commerce, dias das criançasO Dia das Crianças se aproxima e com ele, as expectativas em relação ao faturamento do comércio em geral, inclusive o eletrônico. A e-bit, empresa especializada em informações do setor, estima que esse ano, o e-commerce deve ter um crescimento de 20% em relação a 2010, alcançado um faturamento de R$ 740 milhões de reais, com ticket médio em torno de R$ 345.Mas, se por um lado a venda via internet é crescente, Paulo Gasparoto, presidente da CDL Cuiabá, lembra que localmente as empresas de Mato Grosso, devem primar por atratividade nas vitrines, telemarketing e até ações promocionais junto à comunidade, como festinhas, contratação de monitores para brincar com a criançada na loja, entre outros recursos, pois “as pessoas sentem necessidade de calor e atenção. E ao ter estas atitudes aliadas a bom atendimento, geralmente, a preferência recai na loja imediata e ao alcance deste consumidor. Já está provado por pesquisas que preço perde para qualidade de atendimento no conceito das pessoas”, informa ele, esclarecendo que uma pesquisa feita pela US News and World Report revelou que o valor do produto ou serviço responde por 9% da escolha de um cliente. “A qualidade do produto, 14% e a qualidade do atendimento, 68%. Sete a cada dez clientes deixam de dar lucro a uma loja ou prestação de serviço porque ficaram insatisfeitos com a atitude do pessoal, com a qualidade do atendimento que receberam. O que quer dizer que envolve a capacidade do atendente, ali ao vivo, encantar este cliente, o que raramente acontece via sistema de Internet, pela distância e tipo de operação”.
Tendo em conta que menores preços são o grande atrativo do comércio eletrônico de fora do Estado e que compete acirradamente com os lojistas locais, Gasparoto é enfático em colocar que a competitividade de estados como Mato Grosso depende do bom senso da gestão fazendária para fazer valer o equilíbrio de mercado via carga tributária. “Hoje nosso comércio já sofre com a competição do vendedor informal e fornecedor de produtos pirata, além da venda via internet, sendo que para nós o produto chega aqui no Centro Oeste mais caro, pela difícil logística e distância das fábricas. Desta forma, pensando na geração de emprego e renda e impostos que sobretaxam as mercadorias, o governo consegue dispor de medidas que permitem o varejo local competir no mercado”.
No varejo convencional, para o diretor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, o incremento deverá ser de 7%. “Os números são crescentes, pois de 2010 em relação ao Dia das Crianças de 2009, o acréscimo nas vendas foi de 8,5%”, informa ele, completando que para Mato Grosso o índice previsto é 10%.

 
 Via Internet – No ano passado, a data rendeu R$ 615 milhões ao comércio virtual. Na ocasião, as vendas de Brinquedos e Games deram um salto significativo em volume de pedidos, dobrando sua participação de share habitual. Em 2011, as categorias de maior valor agregado como Informática e Eletrônicos, além dos próprios Brinquedos e Games, características da data, devem ser as mais procuradas, refletindo os preços competitivos e as facilidades na forma de pagamento oferecidas pelo comércio eletrônico.


Fonte: 24horasnews

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