A Mídia Social vai muito bem, obrigado e você?

Mídia Social

Como um profissional de vendas ou marketing pode atuar sem estar conectado a mídia social. Terá ele as mesmas chances de negócios dos outros que estejam conectados?

 

E-commerce - midia SocialVocê está conectado a mídia social? A utiliza com frequência? Para que atividades você recorre às mídias sociais? Saiba que esteja onde estiver, a mídia social é uma baita ferramenta para ampliar a comunicação. Ficar fora dela é ignorar o apito do trem que vem, em sua direção, em alta velocidade.

O mais interessante é que a mídia social reúne um grupo sofisticado de pessoas que utilizam smartphones e se mantém conectado o tempo todo no Facebook ou em outros aplicativos do gênero. Para muitos, ficar fora disso é como um peixe fora d’água e quem não adotar a geração online terá que procurar outros espaços, ficando a cada dia mais distante dos acontecimentos do mundo conectado em que vivemos.

Imagine como um profissional de vendas ou marketing pode atuar sem estar conectado a mídia social. Terá ele as mesmas chances de negócios dos outros que estejam conectados? Dificilmente, ainda assim se tiver algum sucesso, estará com os dias contados.

Você, por exemplo, como diretor de uma organização contrataria um gerente de marketing que não esteja interessado nos recursos das mídias sociais para trabalhar com você? Caso tenha respondido que sim, é melhor ficar atento e reavaliar os seus conceitos, pois a cada dia mais as empresas adotam as mídias sociais como modelo de comunicação e negócio.

Enquanto estou nos Estados Unidos, de onde escrevo este artigo, percebo muitas iniciativas das empresas daqui nas mídias sociais. Abaixo seguem alguns exemplos:

• A Starbucks está solicitando opinião dos clientes sobre novos produtos e idéias;

• O Burger King permite que os clientes interajam online com a empresa;

• A IBM utiliza todos os meios sociais para interagir com os clientes e revela que irá ampliar os investimentos nesta área;

• A Proctor & Gamble utiliza o Facebook para fazer publicidade e diz estar destinando mais verba para as mídias sociais, reduzindo os investimentos em anúncios na TV;

• A Ford já utiliza por algum tempo as mídias sociais, o Facebook inclusive, para ampliar a sua comunicação com os consumidores;

• O CEO da Sun Microsystems usa, diariamente, o seu blog.

Essas e muitas outras empresas, não somente nos Estados Unidos como em várias outras partes do globo terrestre, estão interessadas em uma única palavra: COMUNIDADE. Todas reconhecem que a mídia social é um ótimo instrumento de comunicação, informação, marketing e venda.

Elas sabem muito bem que o cliente é o patrão, e se você não responder as suas perguntas no tempo certo e do jeito que ele prefere, logo se tornará assunto para museu.

A verdade é que a mídia social deixou, já algum tempo, de ser modismo para se transformar em poderosa ferramenta de interação das empresas com os clientes. Dai, enterrar a cabeça na areia, fingindo que nada está acontecendo, poderá lhe custar muito mais caro do que você imagina.

Por Evaldo Costa
Evaldo Costa é Escritor,
conferencista e diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Após alguns meses de teste Facebook desiste das compras coletivas
A revista Norte Americana vê expansão do E-Commerce no Brasil

Leave a Comment