O que é Comércio Eletrônico?

Quem está fora do mundo de negócios online pode virar “ponto.morto”

 

E-commerce - Comercio eletronicoO Comércio Eletrônico (CE) online é obra da Internet, a rede mundial de computadores que transformou o planeta numa aldeia global. Com um endereço na web, a empresa pode montar sua loja virtual e vender a qualquer hora.

Por isso, ganha força a advertência de especialistas do ramo também conhecido por e-commerce – “Quem não é ponto.com é ponto.morto”.

Assim, pelo mundo virtual, é possível oferecer total comodidade para o consumidor: a compra pode ser feita no conforto do escritório, em casa ou de qualquer parte do mundo. Tudo com o uso de meios eletrônicos de pagamento, a exemplo dos cartões de crédito.

Outra vantagem é que o CE possibilita transações comerciais de vários segmentos da economia. No começo, eram apenas os produtos palpáveis. Agora são viagens, zodíaco, consultorias e uma vasta gama de serviços.

 Conceito

Vale conferir uma definição acadêmica sobre a atividade. Segundo Luiz Alberto Albertin, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), o CE é “a realização de toda a cadeia de valores dos processos de um negócio em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias da comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio”.

É claro que Comércio Eletrônico envolve outras transações comerciais que não passam necessariamente pela internet. São os cartões de crédito, caixas eletrônicos e serviços de atendimento ao cliente (SAC).

 Milhões pelo Brasil

O CE pela internet é que vem cada vez mais dominando essa inovação. Veja os dados do relatório 2011 do IBOPE Nielsen Online,.

  • Usuários que utilizam a internet em casa e no trabalho no Brasil chegaram a 58,6 milhões.
  • Levando em consideração qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais), o Brasil possui cerca de 73,9 milhões de usuários, de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Nielsen Online no quarto trimestre do ano passado.
  •  Em relação ao tempo de uso, cada internauta passou, em média, 66 horas e 11 minutos conectada ao computador.

Faturamento

Veja os dados da empresa de consultoria especializada e-Bit, ligada à Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, principal entidade multissetorial da economia digital na América Latina:

     * 2008 = faturamento de R$ 8,20 bilhões (+ 30% ref. 2007)

    * 2009 = faturamento de R$ 10,6 bilhões (+ 30% ref. 2008)

    * 2010 = faturamento de R$ 14,8 bilhões (+40% ref. 2009)

    * 2011 = faturamento de R$ 20,0 bilhões (+30% ref. 2010)

Por Redação do LojistaOnline – Abnor Gondim

Estratégias para 'Nenhum Resultado Encontrado'
Após alguns meses de teste Facebook desiste das compras coletivas

Leave a Comment