Facebook foca em empresas para deixar Google+ para trás

Redes Sociais

Com lançamento de página para Negócios, site pode dar importante passo à frente da nova rede da Google.

E-commerce redes sociaisEnquanto a Google pediu para as empresas esperarem um pouco para usar sua nova rede social Google+, o rival Facebook está ajudando as companhias a entrarem em seu site.

Na terça (26), a maior rede social do mundo lançou uma página chamada Facebook para Negócios. A página guia as empresas sobre como fazer melhor uso do site e suas páginas, anúncios, ofertas, plugins sociais e reportagens patrocinadas.

A página foi adicionada ao Facebook após a Google não apenas pedir para as empresas esperarem por uma versão mais robusta do Google+, mas também “despachou” algumas companhias que haviam criado perfis por conta própria.

“Não que exista alguma urgência aí (para o Facebook) pular nisso antes que a Google se apronte”, disse o analista do Yankee Group, Zeus Kerravala. “Se o Facebook conseguir dar um salto agora (no mercado corporativo), isso os coloca em uma posição de liderança.”

Um porta-voz do Facebook disse que a nova página tem foco em ajudar pequenas empresas a conseguirem entrar no novo mundo social.

“O Facebook (para Negócios) permite que pequenas empresas criem experiências sociais ricas, construam relações duradouras e ampliem o tipo mais poderoso de marketing – o boca-a-boca”, disse o porta-voz do Facebook, Carley Lake.

As empresas têm mostrado interesse em criar uma presença no Google+, lançado há quase um mês. Apesar de possuir menos membros que o rival, a rede da Google tem despertado interesse significativo entre consumidores e empresas.

Companhias como a Ford Motor e Sesame Street entraram cedo no Google+. Mas a gigante de buscas rapidamente pediu para que deixassem de usar o site, reconhecendo que a primeira versão é direcionada para indivíduos. A Google ainda adicionou que um site focado em empresas está sendo desenvolvido.

E o interesse nessa versão corporativa do site tem sido tão grande que a Google acelerou o ritmo de seu desenvolvimento.

Primeiro, a empresa disse que pretendia lançar uma versão corporativa do Google+ até o final do ano. Alguns dias depois, afirmou planejar em breve escolher algumas companhias para participar de testes.

E na última semana, mudou sua posição novamente, ao anunciar planos de lançar uma versão corporativa do site para todos já nos próximos meses.

Kerravala disse que há um momento muito bom para as empresas se envolverem com redes sociais, apesar de nenhum dos sites acima terem facilitado isso.

“Não acho que exista um papel nas redes sociais para as empresas, diz. “Penso que ninguém realmente ajudou as companhias a descobrirem isso.”

“Parece que essa nova página explicativa do Facebook é quase como um modelo de siga os pontinhos para os negócios. É uma ideia legal. Acredito que a maioria das companhias não tem a menor ideia do que fazer lá”, disse.

Fonte: IDGNOW

Desconto na web é o novo foco de empreendedores
Sites de e-commerce baseados em código aberto estão sob ataque

Leave a Comment