Estudo revela as marcas que mais se destacam na web

Marketing Digital

Levantamento ouviu 1450 consumidores e avaliou 7 segmentos

 

e-commerceTer presença digital é uma necessidade cada vez mais indispensável para qualquer negócio que quer se estabelecer ou garantir sua sobrevivência além do mundo offline. Pensando nisso, uma pesquisa do Grupo Troiano de Branding, o Ibope Inteligência e o e-Bit procurou identificar as empresas que, na opinião dos consumidores, detém o mais evoluído DNA digital.

 Os organizadores submeteram aos 1450 entrevistados sete categorias de produtos e sete marcas, todas elas nascidas muito antes da era digital. As categorias pesquisadas foram: automóveis, bancos, bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia e vestuário/moda.

Os vencedores

Os três primeiros colocados de cada categoria foram:

– Automóveis: 1º FIAT, 2º Volkswagen, 3º Chevrolet ;

– Bancos: 1º Itaú, 2º Banco do Brasil, 3º Bradesco;

– Bebidas alcoólicas: 1º Skol, 2º Johnny Walker, 3º Smirnoff;

– Eletrodomésticos: 1º Electrolux, 2º Brastemp, 3º Arno;

– Eletrônicos: 1º Sony, 2º Samsung, 3º HP;

– Telefonia: 1º TIM, 2º Vivo, 3º Oi;

– Vestuário/Moda: 1º Nike, 2º C&A, 3º Adidas

Critérios

63% dos entrevistados foram homens e 37% mulheres. Deste total, 36% possuem nível superior completo e pós graduação incompleta, 23% pós graduação completa, 4% com até o 2º grau incompleto e 38% o segundo grau completo e superior incompleto.

Outra preocupação dos organizadores foi escolher entrevistados que fossem usuários muito familiarizados e habituados com a web. Entre os pesquisados, 62% trafegam na internet há mais de 10 anos, 100% utilizam banda larga e 38% deles com 5 ou acima de 10Mbps. Além disso, 49% trafegam mais de 35 horas por semana.

Conclusões

Segundo Ricardo Klein, Gerente de Projetos do Grupo Troiano de Branding e um dos responsáveis pelo estudo, “a integração do mundo analógico com o digital é um exercício constante, regular e dedicado. Em breve, não teremos mais universos diferentes, portanto as marcas que melhor fizerem esta integração, mais rapidamente serão reconhecidas pelos seus consumidores”, conclui.

Para Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding, o importante é a visão do consumidor sobre a melhor forma de ser atendido no ambiente digital, muito mais que a peculiaridade de cada um dos segmentos de negócios onde a marca está. “O estudo nos permite reafirmar que os princípios fundamentais de construção de marcas fortes continuam sendo os mesmos, tanto no mundo analógico quanto no digital”, afirma.

Fonte: administradores

Comercio & Marketing Digital Móvel para as Classes C, D e E
“Vendedor” ou “Atendente” na Loja Virtual

Leave a Comment