Crowdsourcing: O que é por que isso é importante para compra coletiva

Crowdsourcing é uma ferramenta interessante para qualquer ação de marketing para sites de compras coletivas.

Crowdsourcing

Crowdsourcing, também conhecido por inteligência coletiva, é uma forma de produção que conta com vários voluntários online. O termo deriva do inglês, onde “crowd” significa multidão e “sourcing”, terceirização. A ideia é transmitir os problemas à um grupo sob forma de convite direto ou indireto para soluções. Ou, melhor, soluções baratas e, muitas vezes, mais apuradas do que aquelas fornecidas por profissionais isolados.

 Um bom exemplo de crowdsourcing é a Wikipédia. A enciclopédia online é escrita por pessoas comuns e qualquer artigo pode ser modificado, ampliado e transcrito por voluntários do mundo inteiro. A prova de que, se usado corretamente, o modelo de crowdsourcing é capaz de resultar em novas ideias, encurtar o tempo de busca e desenvolvimento, além de diminuir os custos. O resultado pode ser extraordinário.

 É importante compreender esse processo, pois os sites de compras coletivas  trabalham adaptando-o com a seguinte fórmula: a empresa parceira só paga ao site quando as ofertas atingirem um número mínimo de participantes. Ou seja, para que determinado comprador obtenha um desconto de 90%, por exemplo, é necessário que um número “x” de compradores se interessem pelo produto para que aquela compra seja efetuada. Alguns compradores são passivos e apenas compram e “torcem” para que a venda seja efetuada. Outros não: eles se organizam num esforço coletivo descentralizado para que a compra atinja o número minimo de compradores e atuam como verdadeiros anúncios da promoção.

 Para tanto, é necessário bastante interação. Um exemplo de difusão das ações em compras coletivas são as redes sociais. Um amigo indica e a informação vai se propagando entre os conhecidos dos conhecidos.

 Crowdsourcing como ferramenta de pesquisa e marketing

 Essas fórmulas mostram o quanto a atividade em conjunto tem sido lucrativa, tanto para a multidão quanto para as empresas. No caso das compras coletivas, a empresa ganha visibilidade e fidelidade dos clientes, enquanto o comprador garante bons descontos e segurança. Além de ser, também, um artifício para que se resolva problemas como a falta de acesso a determinados produtos.

 O crowdsourcing é uma ferramenta interessante para qualquer ação de marketing para sites de compras coletivas.

 Fonte: Open Buy

Google vai entrar no mercado de compras coletivas.
E-velhice: uma nova realidade virtual

Leave a Comment