Redes sociais influenciam compras da maioria dos internautas

 

Maior parte dos consumidores confia em seus contatos para ajudá-los a comprar produtos

A maioria dos consumidores consulta “amigos” em redes sociais como o Facebook antes de escolher um produto que quer comprar, revelou uma pesquisa da Gartner.
O último relatório da empresa de pesquisas diz que a maioria dos consumidores confia em seus contatos em redes sociais para dar dicas e ajudá-los a tomar decisões de compras. A informação foi revelada nesta segunda-feira (26) pelo jornal inglês Telegraph. 

A Gartner entrevistou quase quatro mil consumidores de dez mercados globais no quarto trimestre de 2009 e descobriu que as pessoas têm diferentes papéis quando se trata de recomendar produtos para os amigos de suas redes. Em geral, elas caem em uma dessas categorias: “conectores”, vendedores e especialistas.  

Os conectores são aqueles que “desempenham a função de ponte entre diferentes grupos de pessoas e gostam de apresentar umas às outras”.  

Os especialistas são “trocadores de conhecimentos ou corretores de informações”. Como diz o nome, são peritos em uma área específica a quem as pessoas recorrem quando precisam de algum tipo de conselho. Mas não são indivíduos que querem convencer as pessoas a comprar alguns produtos – estão mais interessados em adquirir conhecimento.  

Já os vendedores são pessoas com muitas conexões sociais que “possuem uma personalidade que impele as pessoas à sua volta a lidar com informação de forma altamente dirigida”.  

O diretor de pesquisas da Gartner disse que a pesquisa mostrou que “20% da população de consumidores é composta de vendedores, conectores e especialistas; esses três perfis influenciam nas compras de 74% deles”.  

– Os vendedores e os conectores são os influenciadores mais eficientes e os grupos mais importantes para o marketing dirigido baseado em análises de redes sociais.  

Baseada no relatório, a Gartner agora quer “ajudar empresas que vendem produtos a se empenharem com esses grupos diferentes em redes sociais por que eles acabaram sendo subutilizados pelo marketing”. 

A ideia da empresa é “direcionar os indivíduos mais adequados para as informações corretas, os produtos e as promoções da forma mais rentável possível”.  

Prática que os pequenos varejistas vêm fazendo há tempos com seus clientes VIPs (mais importantes), para que não só comprem seus produtos, como recomendem aos amigos. 

Fonte: www.r7.com.br