Marketing Digital: não é tão difícil quanto você pensa


Marketing Digital: não é tão difícil quanto você pensaMarketing digital não é tão difícil quanto você pensa, pois a impressão de dificuldade é causada pelo grande volume de informação, que faz a área parecer complexa. Além disso, por ser muito dinâmico, parece que tudo o que você pensa saber, tende a mudar em algum momento.
E é por isso que o marketing digital causa o sentimento de insegurança nas pessoas.

Mas não se preocupe! Nesse texto você vai conferir o que é preciso para ter sucesso no marketing da sua empresa, e acabar de vez com essa insegurança. Vamos juntos:

Antes de tudo, é preciso entender o contexto em que o marketing digital está inserido.

As tecnologias mudaram, e o marketing não ficou para trás. Para conduzir os negócios no caminho certo, os profissionais de marketing precisam compreender essas mudanças.

O que podemos dizer com certeza, é que o comportamento dos consumidores mudou muito nas últimas duas décadas.

O marketing de massa não é mais efetivo para a busca de novos clientes, muito menos para fidelização dos atuais.

Os clientes estão mais exigentes, possuem mais informações e estão prontos para decidir o que consideram justo em uma relação com uma empresa. O que leva a uma conclusão óbvia: são as empresas que não estão se adaptando aos novos perfis dos clientes.

Agora você deve está se perguntando: mas por que o digital é importante para minha empresa?

Para começar a falar da importância do marketing digital, responda a pergunta: Antes de comprar algo, seja um produto ou serviço, ou até mesmo saber mais sobre empresas, você pesquisa na internet?

Muito provavelmente a sua resposta será “sim”. Isto porque, segundo o Ibope Media, 92% dos internautas utilizam a grande rede para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra.

Agora faça uma reflexão, como você veio parar na leitura desse texto? Foi pesquisando no Google, recebeu um e-mail ou clicou no post de uma das nossas mídias sociais?

Seu próprio comportamento comprova a eficiência do marketing digital.

internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas do rádio e da TV. Os consumidores estão constantemente monitorando as marcas na internet. De acordo com os resultados do levantamento, 92% dos usuários de internet pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços em websites, e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs.

Basicamente, hoje, você tem que fazer marketing digital para atingir seu público.

Então… Mas o que exatamente é marketing digital?

Entenda o que é marketing digital

E estou falando aqui de uma definição simples, sem muita enrolação: “Marketing digital é qualquer forma de comercialização de produtos ou serviços envolvendo dispositivos eletrônicos.”

ainda mais resumido: comercialização por via eletrônica.

As ferramentas, métodos, estratégias e canais de marketing digital são ilimitados, mas atualmente existem basicamente 5 áreas com maior destaque.

Conheça as 5 principais áreas do marketing digital:

1. Inbound Marketing

Usando uma tradução livre, podemos definir Inbound Marketing como Marketing de Atração. A ideia por trás do Inbound é, em vez de a empresa ir atrás do cliente utilizando técnicas ortodoxas de Marketing, fazer com que o cliente voluntariamente encontre-a por meio de mecanismos de busca, sites de referência, redes sociais, etc.

No Inbound Marketing é o cliente que chega até o site da empresa, mas não imediatamente para comprar, e sim para primeiro buscar respostas que ele precisa. Ou, eventualmente, para matar uma curiosidade e, sem querer, descobrir que precisa de uma solução. É uma técnica que se encaixa perfeitamente em tempos atuais porque é cada vez mais comum que pessoas utilizem os mecanismos de pesquisa para encontrar respostas para suas dúvidas.

2. Mídias sociais

São ações relacionadas às redes sociais visando a criação de uma imagem para a empresa na internet, seja para campanhas publicitárias, ações de fixação de marca ou relacionamento com o cliente. A popularização da internet e o crescimento das redes sociais tem promovido cada vez mais esse tipo de marketing.

3. Marketing de busca

É o segmento do marketing digital que tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação em ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing. No caso de e-commerce, podemos também incluir nesta categoria os buscadores e comparadores de preços também, como Google Shopping, Buscapé e Shopping UOL.

4. Mídia display

O formato de Mídia Display atrai a atenção dos usuários com banners (alguns com animação, áudio e vídeo). Um dos pontos fortes desse formato é o grande número de sites que fazem parte da rede, conseguindo assim uma grande cobertura e interação com a marca, produto ou serviço anunciado.

5. E-mail marketing

O E-mail Marketing é um canal valioso para manter uma comunicação personalizada com possíveis clientes em diferentes estágios do processo de compra. Isso é feito como estratégia de relacionamento, etapa essencial para um marketing digital de resultados. Outra área muito importante é web analytics, que por sua vez não é um método ou canal de marketing digital, mas sim uma área que tem como função dar sentido as ações nos canais que envolvem uma estratégia digital.

Mas por onde começar?

Não importa o tamanho da sua empresa, com um bom trabalho de marketing digital, ela pode ser considerada uma das maiores do seu mercado de atuação através do marketing digital.

Pequenas e médias empresas vêm conquistando resultados cada vez mais significativos quando descobrem o segredo de inserir as suas marcas na internet de forma eficiente.

Pensando nisso, preparamos de forma simples e direta, 4 passos para a sua empresa ter sucesso na internet.

1º Crie uma estratégia de marketing digital

Esta é, na verdade, a parte mais difícil do marketing digital. Criar uma estratégia de marketing digital é um grande desafio, geralmente por não saber exatamente por onde começar. É muito comum começar uma estratégia levantando uma série de ações e táticas para realizar, mas o caminho certo para começar é entendendo os clientes, descobrindo quem são, onde estão e como chegar até eles. Uma estratégia eficiente de marketing digital é apenas uma das partes importante de um plano de marketing, por isso, é importante ter elaborado um planejamento de marketing para garantir a efetividade das estratégias.

2º Contrate especialistas em marketing digital

Tenha em mente que: você não pode, não deve, e não vai fazer marketing digital sozinho ou com apenas sua equipe interna de marketing, a não ser que sua equipe interna tenha todos os profissionais de uma agência de marketing digital. Quer dizer, você pode tentar, mas é bem provável que fique frustrado. Você pode fazer parte das estratégias e ações, mas você não vai ser capaz de absorver todo o trabalho.

a sua empresa não tem condição de contratar um especialista, não se desespere. Você não tem que cuidar de todas as 5 principais áreas descritas acima. Você pode escolher uma ou duas, buscar conhecimento, desenvolver algumas habilidades e utilizá-las como métodos de marketing primários. Sem problemas.

Mas se você quiser utilizar de todos os métodos e canais que o marketing digital dispõe, contrate uma agência digital confiável para ajudar você nesse desafio.

3º Faça acontecer

É hora de botar todos os medos de escanteio e fazer o que precisa. O digital não tem espaço para empresas tímidas, tudo que se faz na digital está imediatamente disponível para qualquer um que tenha acesso a internet. Uma vez liberado um post, anúncio, landing page ou qualquer outra ação no digital, ela se torna pública para que qualquer pessoa possa ter acesso, e isso é ótimo, pois força você a uma posição de confiança e aprimoramento constante nas suas ações.

4º No digital, análise nunca é demais

Você gostaria de um roteiro informando onde, como e o que precisa fazer para atingir suas metas?
Esse roteiro existe. É chamado de Análise. A grande vantagem do marketing digital é que tudo pode ser mensurado. A informação é o grande diferencial em relação ao marketing tradicional, o que torna possível medir o tráfego, demografia, taxas de rejeição, taxas de conversão, vendas, custo por clique e mais um milhão de outras métricas que podem ser extraídas de ações.

Mas sabe qual é o maior desafio da análise? A Interpretação. Você precisa de uma pessoa ou software que vai te dizer o que as métricas do digital significam para o seu negócio. Mas será que isso simplifica tudo? Esperamos que sim, mas sem dúvidas não é tudo que você precisa saber sobre marketing digital.

O próximo passo? Comece a fazer!

A melhor forma de aprender marketing digital é botando em prática.
Comece sua jornada pelo marketing digital com qualquer que seja o nível de compreensão que você tem.
E lembre-se, se quiser garantir os melhores resultados, encontre uma agência de marketing digital confiável para ser seu parceiro digital estratégico e operacional.

Fonte: Agenciaunico.com.br

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta