SEO e Links Patrocinados: SERP do Google, entenda o que mudou

Uma atualização recente no algoritmo do Google provocou algumas mudanças na forma como são exibidos os resultados nas páginas das buscas. A partir de agora, o topo da lista passa a exibir quatro anúncios (links patrocinados) para determinados termos de busca e não três como era feito anteriormente. Quem usa estratégias de SEO e links patrocinados deve ficar atento às alterações.

Veja no exemplo abaixo um exemplo de como está atualmente a página de resultados da busca.

Essa mudança implicará nos resultados de busca que exibam como resultado itens para compra, o que será muito valioso para os e-commerces, caso se saibam como se aproveitar disso. Já em casos nos quais o termo de busca tenha como objetivo encontrar um endereço, por exemplo, a quantidade de anúncios exibidos deve continuar sendo três.

As mudanças não param por ai, os anúncios que ficavam ao lado direito deixarão de ser exibidos e ficará somente os resultados do Google Shopping, quando o termo pesquisado acionar esse tipo de anúncios, caso contrário ficará em branco sem exibir.

Mudanças em SEO
Com essa mudança, alguns resultados orgânicos não serão exibidos logo de início e exigirão a utilização da barra de rolagem, o que deve influenciar no volume de visitas. Esses resultados se tornarão mais disputados, exigindo uma expertise maior dos responsáveis pelo site.

Mudanças em Links Patrocinados
Assim como os resultados orgânicos, os anúncios deverão sofrer mudanças. A mais significativa delas provavelmente será o aumento do valor de cliques, já que os anúncios da lista de resultados sempre foram mais caros do que os anúncios laterais.

Com esse aumento para se obter um resultado mais relevante será necessário um investimento maior, tornando essa ação inviável para certas operações que não dispõem de tanta verba.

Chegamos ao momento em que realizar um planejamento detalhado deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. Deve-se pensar nas estratégias para cada ação de forma mais ampla, entendendo que um conteúdo de qualidade e com a aplicação correta dos termos de palavras-chave será o principal diferencial competitivo.

Fonte: SEO Master

B2B e atacado: o que buscar em uma plataforma para vender pela internet?
5 lições de 2015 que o e-commerce deve trazer para 2016

Leave a Comment