B2B e atacado: o que buscar em uma plataforma para vender pela internet?


B2B

Que o e-commerce vem crescendo exponencialmente a cada ano, todos nós sabemos; que as pessoas estão cada vez mais familiarizadas, confiantes e dispostas a comprar online, também. Mas, mesmo assim, muitas empresas com propostas B2B e atacadistas ainda hesitam em abrir uma loja virtual. E pior: poucos prestadores de serviço de e-commerce apresentam soluções preparadas.
Empresas que operam no modelo B2B ou vendem por atacado (inclusive para o consumidor final), apresentam regras de negócio diferentes e outras particularidades, o que implica em novas demandas na loja virtual. Listamos 6 dessas diferenciações que devem ser levadas em conta na escolha de uma plataforma e-commerce:

1. PERFIL DE CLIENTE
No modelo B2B, o cliente deve se cadastrar como pessoa jurídica, mas este perfil não pode ser ativado automaticamente. Por isso, é necessário bloquear o cadastro para que seja feita a análise da consistência de dados fornecidos (verificar se há coerência entre o ramo da atividade da empresa com os produtos que você vende, dados de contas bancárias e titularidade, entre outras informações). Depois que aprovado, este cliente, ao fazer o login, enxergará a loja de forma diferente de como é apresentada às pessoas físicas (catálogo de produtos, preço diferenciado, pedido mínimo, condições de pagamento, etc.).

2. MULTI-ESTOQUE
É comum as empresas disponibilizarem um estoque para as vendas B2C e outro para B2B. Por isso, certifique-se que a plataforma oferece a possibilidade de manter estoques diferentes do mesmo item.

3. GRADE DE PEDIDO
Você tem um mesmo produto com variações diferentes, como de cor e tamanho, por exemplo. Imagine o quão estressante seria para comprar uma quantidade diferente de cada combinação possível, se tivesse que adicionar um por um no carrinho de compras.

4. PREÇOS VARIÁVEIS
Não sendo obrigatório o login para comprar como atacadista, o cliente ganha um desconto no valor unitário conforme o volume do pedido aumenta. Ou ainda, quando realizado o login, os preços/descontos podem variar de usuário para usuário e/ou de grupo para grupo, conforme pré-determinação no cadastro.

5. PEDIDO MÍNIMO
Possibilidade de estipular um pedido mínimo – seja em valor ou quantidade de itens – para realização de compras B2B e atacado.

6. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Normalmente, o número de parcelas possíveis são diferentes entre o B2B e B2C. Além disso, algumas empresas optam por permitir somente o pagamento por boleto no B2B, já que as taxas por transação de cartão de crédito se tornam muito altas. Nesse caso, o parcelamento por boleto precisa ser bem pensado a fim de evitar fraudes. Exemplo: na primeira compra, como ainda não há conhecimento sobre a confiabilidade do cliente, o pedido somente é despachado após o pagamento da segunda parcela. Nas compras seguintes, a liberação pode ocorrer após o pagamento da primeira.
Já está mais do que na hora das empresas B2B se lançarem no e-commerce. Mas, para isso, é preciso buscar soluções que já estejam preparadas e sejam flexíveis o suficiente para atendê-las.

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