Por que experiência do usuário é importante no e-commerce?

usuário, Lojista Online

CLIENTE – A experiência do usuário tem ganhado cada vez mais força em projetos das mais variadas naturezas, contudo, é preciso deixar um pouco de lado o “glamour” que o termo parece exercer sobre os profissionais para entendê-lo com mais profundidade. Afinal, o que é User Experience (experiência do usuário)?

User Experience (UX), experiência de usuário em bom português, nada mais é do que a arte de trazer o usuário para o centro do projeto, sabendo conciliar suas necessidades, anseios e satisfação com os objetivos do produto.

Dizendo de uma forma mais acadêmica: user experience é um método de engenharia e design que cria sistemas que funcionem melhor para o usuário pretendido. Os usuários devem ser incluídos no processo de design através de pesquisas do usuário e testes de usabilidade. Sem isso, não estamos praticando user experience.

O objetivo do User Experience

O primeiro requisito para uma experiência de usuário exemplar é atender as necessidades específicas do cliente, sem confusão ou incômodo. Em seguida, vem a simplicidade e elegância de produzir produtos que criam desejo e são fáceis de usar. A verdadeira experiência do usuário vai muito além de dar aos clientes o que eles dizem querer, ou fornecer recursos da lista de verificação. Para alcançar a experiência do usuário de alta qualidade em ofertas de uma empresa, deve haver uma fusão dos serviços de várias disciplinas, incluindo engenharia, marketing, design gráfico e industrial e design de interface.

Por que é tão importante trazer os usuários para o centro do projeto?

Trabalhar com análise UX nos permite compreender os modelos mentais dos destinatários centrais de um projeto. Assim, é possível projetar produtos que combinem com estes usuários e atendam suas reais necessidades.

A única maneira de entender o que faz sentido para um usuário é conversar, ouvir e observar. Contudo, é preciso deixar claro que entender os usuários não garante o sucesso do projeto. O que se pode afirmar é que as chances do projeto dar certo aumentam significativamente.

Ao entender os modelos mentais dos usuários, as pessoas envolvidas no desenvolvimento do projeto tendem a obter insights profundos que estimulam a inovação. Necessidades que nunca vieram à tona podem se mostrar mais claras, mais perceptíveis.

Diferenças e semelhanças entre UX, UI e usabilidade

É importante distinguir User Experience (UX) de User Interface (interface de usuário – UI), embora a interface do usuário seja, obviamente, uma parte extremamente importante do design. Como exemplo, considere um site com críticas de filmes. Mesmo que a interface do usuário para encontrar um filme seja perfeita, o UX será ruim para um usuário que quer informações sobre um pequeno lançamento independente se o banco de dados subjacente contém apenas filmes dos grandes estúdios.

Devemos também distinguir análise UX e usabilidade: usabilidade é um atributo da Interface do Usuário relacionado a qualidade, referindo-se ao fato do sistema ser fácil de aprender, eficiente de usar, agradável e assim por diante. No total, UX é um conceito ainda mais amplo.

Por que User Experience é importante para o e-commerce?

Experiência do usuário é algo que deve – ou deveria – ser levado muito a sério por quem tem uma loja virtual. Ações de UX no e-commerce promovem envolvimento e engajamento, tornando a finalização da compra mais rápida e fácil. E mais: a experiência do usuário deve começar antes mesmo de ele visitar a loja, começa nas mídias de buscas, nas campanhas de marketing, nos anúncios, nas redes sociais etc.

Uma dica muito importante é otimizar seu carrinho de compras. Mais de 80% dos internautas acabam abandonando a compra nos momentos finais, devido, principalmente a problemas de usabilidade ou por informações truncadas no carrinho.

Simplifique e sinalize o passo a passo que deve ser seguido pelo cliente; evite usar muitos botões e ícones que confundam o usuário; facilite o cadastro e o pagamento por cartões de crédito e outras formas de transações online; destaque as informações mais importantes – é preciso se colocar no lugar do cliente para elencar o que é importante para ele – e capriche na identidade visual: clean, intuitiva e agradável!

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Compras, consumo, ecommerce

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