Não basta ter muitas transportadoras, é preciso gerenciá-las

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Uma pergunta que recebo com muita frequência de gestores de lojas virtuais é “quantas transportadoras devo usar no meu negócio e como devo gerenciá-las?”. A dúvida é compreensível, visto que vivemos num mercado de transporte extremamente segmentado, em que o gestor pensa: se eu usar muitas opções, perco meu poder de negociação, mas se eu usar poucas ou apenas uma, posso comprometer a qualidade dos meus serviços e aumentar o risco do meu negócio (num único fornecedor). Visando ajudá-los com essa dúvida é que escrevo esse post de hoje.

Em operações que vendam +1.000 pedidos/mês não recomendamos que o gestor utilize apenas uma opção de frete. Claro que isso pode acontecer quando o CD está num local remoto, sem opções alternativas. Partindo do princípio de que sua loja trabalha com múltiplas opções, o desafio é gerenciar todo o processo. Transportadoras possuem diferentes horários de coleta, níveis de performance, tecnologias de rastreamento e principalmente modelos de tabelas de fretes. Os horários de coleta são facilmente negociados com os transportadores, porém o nível de performance e tabelas de fretes são mais complicados de se negociar, diante disso, coloco algumas dicas abaixo:

1- Para estar a par de quais transportadoras estão trazendo bons níveis de serviço, busque parceiros especializados na área ou informações dos seus próprios clientes ou ainda, do mercado. Como é um trabalho que muda com frequência, ter informações atualizadas vindo de parceiros estratégicos, como empresas especializadas em gestão de frete, pode ser a melhor alternativa para o seu negócio. Empresas que trabalham com diversas lojas virtuais e transportadoras acabam trazendo importantes informações sobre o mercado.

2- Tabelas de fretes são uma grande dor de cabeça para muitos gestores de e-commerce, pois elas precisam ser implementadas perfeitamente para que o cálculo automático do frete com campanhas na loja virtual ajude na performance da operação, tanto de preços, quanto dos prazos. Opções e valores atraentes de frete tem como objetivo o aumento de vendas, porém tudo isso só faz sentido quando há monitoramento (com sistemas sofisticados, como gateways de fretes) que trazem o custo exato do frete (conta frete) e o valor que está sendo ofertado aos clientes finais em relatórios estratégicos que ajudam na tomada de decisão. Busque tecnologias para implementar corretamente essas tabelas e ter controle total da sua operação. Aí sim você saberá se sua equipe de marketing/comercial está fazendo regras e campanhas de frete grátis coerentes.

3- Gerencie suas faturas com sistemas confiáveis. Hoje são poucas as opções de sistemas que implementam o cálculo exato do frete (com base no histórico de Ctes) para posteriormente trazer relatórios de pré-fatura. Esses relatórios são de extrema importância para que o gestor possa conferir as cobranças realizadas pelas transportadoras. Se o seu negócio não tem controle dos custos do que transporta, certamente está adotando políticas de fretes pouco confiáveis. Gateways de fretes trazem controle financeiro para conciliação e pagamento das faturas, evitando fraudes e/ou erros.

4 – Gerencie a performance de abandono de carrinho causada pelo frete via relatórios por cada rota do Brasil. Para que suas políticas atinjam objetivos financeiros concretos, você precisa gerir o que acontece no momento em que seu cliente recebe as opções de frete. Você sabe dizer o que os seus clientes acham de suas políticas de frete? Lembre-se que esse é o maior motivo de abandono de carrinho no e-commerce, ou seja, seus resultados de vendas tem tudo a ver com a sua gestão do frete. Então a dica é: obtenha ferramentas que tragam essas informações para sua loja e gerencie a performance das políticas de fretes de sua loja de forma concreta.

Post escrito por: Guilherme Reitz (CEO do Axado)

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