Domínio x Hospedagem: entenda a diferença!

hospedagem, domínio, Lojista Online

Para quem está criando seu primeiro site, alguns termos típicos deste universo podem causar confusão. Uma dúvida que passa pela cabeça de muitos novatos no mundo digital é: qual é a diferença entre domínio e hospedagem?

Para ficar mais fácil, vamos fazer um comparativo com o “mundo real”. O domínio é o endereço da sua loja e a hospedagem é o imóvel onde ela está montada.
Ambos são fundamentais para o seu site funcionar. Portando, vamos entender em detalhe o papel de cada um:

Domínio

O que é?

Trata-se do endereço que o internauta vai digitar para chegar até sua loja, aquele que começa com “www” e, em geral, termina com “.com.br”.

Como consigo um domínio para chamar de “meu”?
Para criar um domínio, você deve procurar por empresas especializadas no serviço, como o UOL Host.
O próximo passo é pesquisar para ver se aquele endereço que você que para sua loja (por exemplo, “www.lojadaesquina.com.br”) não foi registrado antes por ninguém. Você pode fazer essa pesquisa no próprio site do UOl Host ou no Registro.br, caso o domínio que você quer registrar termine em “.br”.

As opções não se esgotam no tradicional “.com.br”. Você também pode optar por um domínio terminado apenas em “.com” ou por terminações específicas para o seu negócio, como “.adv.br” (para advogados) ou “.med.br” (para médicos).

Anote essas dicas

Na hora de criar seu domínio, opte por um nome enxuto, com uma ou duas palavras, para que seu leitor não tenha dificuldade em acessá-lo.

Às vezes, o nome pretendido pode já ser um domínio registrado por outra pessoa. Nesse caso, você pode optar por colocar termos precedendo sua marca. Por exemplo, se for uma loja virtual, você pode colocar a palavra “loja” antes.

Agora se o endereço que você quer não estiver sendo usado, mas já foi registrado, você pode procurar o detentor da marca para tentar comprá-lo.

Vale lembrar também que determinados serviços de domínio também oferecem e-mails para sua empresa. Eles são uma forma de mostrar profissionalismo na hora de entrar em contato com o seu cliente. Invista!

Hospedagem

O que é?

A hospedagem é o espaço que seu site vai ocupar na internet. É por meio desse serviço que você armazena os arquivos que mantém seu site no ar.

Como consigo um “espaço” para meu site?

Existem diversas empresas que oferecem este serviço, que pode ser gratuito ou pago (Hospedagem paga x hospedagem gratuita). Há vantagens e desvantagens em cada modelo de contratação. Pesquise bem (Como escolher o plano de hospedagem para o seu site?) antes de decidir se irá pagar ou não pela hospedagem.

Leve em conta os recursos oferecidos como espaço disponível de armazenamento, tráfego de dados, redirecionamento de links e e-mails, painel de controle e estatísticas.

Também é importante levar em conta a confiabilidade do serviço, afinal, você não vai querer que seu site seja invadido por criminosos ou fique fora do ar no momento em que um cliente quer falar com você.

Anote essa dica

Existem empresas que oferecem pacotes com os serviços de domínio e hospedagem combinados. A alternativa facilita a criação do seu espaço, e, muitas vezes, o preço pode ser mais vantajoso.
Tem outras dúvidas sobre como criar seu site? Mande sua pergunta que a gente providencia a resposta!

Fonte: UOLHOST

Dicas simples para dar um trato nas suas imagens usando o Photoshop
Não basta ter muitas transportadoras, é preciso gerenciá-las

Leave a Comment