Dicas simples para dar um trato nas suas imagens usando o Photoshop

imagens, Lojista Online

Uma das queixas comuns de quem resiste a fazer compras pela internet é não poder tocar nos produtos nem examiná-los de perto. Ter imagens bonitas e bem-feitas em sua loja virtual é uma maneira de contornar esse empecilho.

Não é preciso ser nenhum fotógrafo profissional ou ás na edição para melhorar suas fotos. Separamos algumas dicas simples que vão permitir que você dê um trato nas suas imagens e as torne mais atrativas para o cliente.

O primeiro passo é instalar o Photoshop em seu computador. Concluiu essa etapa? Então mãos ao mouse e vamos aprender a editar:

1) Melhorar as cores e o contraste
Depois de abrir a imagem no programa, encontre, dentro do menu “Image”, as opções “Auto Tone” (que ajusta automaticamente as tonalidades) e “Autro Contrast” (que equilibra as áreas mais escuras e claras de uma imagem). É só clicar no botão que o programa faz as correções automaticamente para você. Simples, né?

2) Reenquadrar a foto
Se tem algum elemento que você gostaria de cortar da foto, desde que ele esteja nos cantos, é fácil: no menu de ferramentas (a caixa comprida que fica geralmente à esquerda), o quinto desenho lembra uma régua de marceneiro. Se parar o mouse sobre ele, aparecerá seu nome: “Crop”. Selecione a ferramenta e enquadre apenas a parte que deseja manter da imagem. Aperte “Enter” e a foto será cortada no formato desejado.

3) Alinhar o horizonte
Foto com horizonte torto é bem mais comum que se imagina. E resolver esse problema também é fácil. Quer ver? Selecione toda a imagem com a ferramenta “Marque” (a segunda na caixa de ferramentas, que dispõe de possibilidades retangulares e elípticas) e depois clique na opção “Free Transform” dentro do menu “Edit”. Quando passar o mouse próximo das caixinhas que aparecerão no contorno da imagem, verá uma flecha dupla curva. Quando vir, clique e arraste a foto em semicírculo até que o horizonte fique reto e solte.

Pronto, agora é só usar a ferramenta de corte (explicada acima) e reenquadrar a imagem. Mas atenção: quando você passar o mouse ao redor da foto selecionada verá flechas retas e curvas – você deve clicar apenas quando vir as flechas curvas, porque do contrário estará distorcendo a imagem.

4) Horizontal ou vertical
Se você tirou a foto em posição diferente da que pretende usar, rotacione-a usando a opção “Image Rotation”, dentro do menu “Image”. O 90 CW rotaciona a foto em sentido horário e o 90 CCW rotaciona em sentido anti-horário. As duas opções de “Flip Canvas” que aparecem são para espelhar a foto (inverter) no sentido vertical ou horizontal. Se for usar essas opções, note que qualquer coisa escrita na sua imagem também será invertida.

5) Dramatizar a imagem
Se o fundo e o tema principal da sua foto parecem uma coisa só, veja esse truque que pode transformá-la como mágica! Dentro de “Image”, “Adjustments”, selecione a ferramenta “Shadows/Highlights”. Uma nova janela vai se abrir com duas opções de balanceamento. Elas se referem ao ambiente e ao tema da foto, e assim você pode equilibrar sua imagem, deixando o fundo mais dramático (como um céu bem azul, por exemplo), se desejar. Enquanto faz isso, certifique-se de deixar selecionada a opção “Preview” na mesma janela. Assim você observa o resultado enquanto mexe no balanço.

6) Eliminar manchas
Se há uma mancha em parte da sua imagem e você deseja tirá-la, há uma ferramenta nas versões mais atuais do Photoshop (a partir da versão CS2). No menu de ferramentas (a caixa comprida que fica geralmente à esquerda) ela deve ser a sétima ferramenta e seu ícone lembra um retalho ou um curativo e se chama “Patch”. Com ela, selecione a área afetada da imagem e arraste a seleção para outra área de foto cujo fundo seja o mais parecido possível. Voilá!

7) Sem medo de ser feliz
Fez alguma alteração na imagem e acabou não gostando do resultado? Tudo bem. Antes de salvar (clicar em “Save” ou “Control+S”), vá até o menu “Edit” e clique em “Undo” (desfazer). Outra opção é simplesmente clicar “Control+Z” antes de salvar.

Fez o teste? Conte aqui para a gente quais foram os resultados. É mais simples do que você imaginava? Pois é, agora que você já está familiarizado com esse mago dos retoques, pode começar a tentar manobras mais avançadas!

Fonte: UOLHOST

Como a conexão 5G mudará o mundo
Domínio x Hospedagem: entenda a diferença!

Leave a Comment