O sucesso do Pinterest pode ser usado para alavancar suas vendas

Pinterest, Lojista Online

Sendo uma das principais redes sociais cujo foco é o compartilhamento de imagens – ainda que completamente diferente do Instagram ou Flickr – o Pinterest ganha cada vez mais espaço no mundo online, demonstrando um crescimento a ritmo assustador, principalmente nos Estados Unidos e Brasil.

No país norte-americano, entre fevereiro e dezembro de 2011, o Pinterest pulou de seus modestos 170.000 usuários para 13,2 milhões. Já no Brasil, o crescimento foi de 409%, somente entre janeiro e fevereiro de 2013.

No mundo das vendas online a rede social vem se tornando uma forte porta de entrada das lojas na internet, ao conquistar lojistas com a beleza e eficiência das publicações de produtos nos seus concorridos boards. De cada 100 acessos a sites de varejo nos Estados Unidos, quase quatro já têm como origem links fixados dentro de murais do Pinterest. É mais eficiente que LinkedIn, YouTube e Google+ juntos, ficando atrás apenas do Twitter, neste quesito.

O real atrativo desta forma de promoção em vendas fica na forma fácil de como o usuário cria boards (quadros) e fixa imagens com links, os chamados “Pins”, para compartilhar tudo com seus seguidores, atraindo publico desconhecido e potenciais clientes. É possível também seguir pessoas com interesses comuns aos seus e compartilhar no seu perfil.

O interessante desta rede social é que o objetivo não é compartilhar seus dotes fotográficos ou aplicar filtros às fotografias, porem mostrar imagens e coisas interessantes na web, seja qual for. Aí está o seu grande potencial para o comércio eletrônico; inspirando, atraindo tráfego e convertendo, realmente, visitantes em consumidores.

Palavras-chave, hashtags e backlinks. Com estes três simples pontos, bem aplicados, você poderá utilizar o Pinterest como uma grande ferramenta na captação de clientes e aumento de vendas. E acredite, você vai se surpreender.

Palavras-chave. Na hora de escolher suas palavras-chave, crie algo mais específico e que esteja relacionado com a sua oferta. “Pequenas frases” podem resultar mais eficientes que apenas palavras. Não escreva somente “sapatos”, “sandálias”, “botas” ou “camisas”, mas tente pensar na característica do produto com algo mais detalhado: “sapato de salto alto” ou “blusa de manda longa”, por exemplo.

Hashtags (#). Seguindo a tendência criada pelo Twitter, o Pinterest também permite aplicar hashtags e todos sabemos que esta opção, quando utilizada corretamente, pode ser muito eficaz para atração de potenciais clientes na busca de produtos. Use e abuse!

Backlinks. Se você deseja fazer o upload de uma imagem que está no seu HD, ofereça junto o link com o endereço do seu website para que, sempre que alguem clique na sua imagem dentro da rede social, tenha como acessar o endereço de compra daquele produto. Considere também adicionar a descrição do produto.
Com estes detalhes aplicados de forma correta, o Pinterest pode, realmente, ajudar no aumento de vendas e divulgação da sua loja e produtos. Não esqueça de utilizar o Pinterest como botão de rede social no seu website e mãos à obra!

Fonte: Neo Sites

Quatro pilares para um Feliz Natal no E-commerce
Como a conexão 5G mudará o mundo

Leave a Comment