A importância de uma logística eficiente para e-commerces pequenos e médios

logística, lojista online

Entre as áreas estratégicas de um e-commerce a logística é sem duvida uma das que mais preocupam os gestores e donos de lojas online.

A logística engloba muitos assuntos e envolve diferentes setores vitais de uma operação e-commerce, como a cadeia de suprimentos, armazenagem, distribuição, transporte entre outros.

A distribuição e transporte na maioria das vezes é negligenciado por uma parte significativa dos e-commerces de pequeno e médio porte, como apontam os números em recente pesquisa da ABCOMM, onde mais de 90% das lojas online utilizam os Correios e apenas 35% utilizam transportadoras. Em muitos casos os Correios deixam de ser uma boa opção de distribuição, buscar uma estratégia equilibrada pode evitar não só que seu negócio vá à lona, mas ajudar a obter um crescimento sustentável.

Atualmente o numero de transportadoras é bem expressivo chegando a quase72 mil no país, segundo dados da ANTT. Como escolher uma transportadora entre tantas?

A primeira dica é procurar encontrar parceiros que apresente certa afinidade com o seu mercado e possa agregar valor a sua operação especialmente se seu e-commerce explora um nicho de mercado, como por exemplo, flores. Os cuidados no manuseio e transporte da sua mercadoria serão indispensáveis para uma boa experiência de compra do seu cliente.

Outra dica importante é escolher um parceiro logístico que possa oferecer diferencial competitivo em termos de tecnologia, como por exemplo, rastreabilidade da entrega. Diferente de uma loja física o momento final da compra online não se define no checkout, mas no momento em que o transportador está na casa do seu cliente efetivando a entrega. Até esse momento a ansiedade do seu cliente também é um problema seu, mantê-lo informado sobre o status da entrega irá evitar estresse e permitirá uma experiência de compra mais satisfatória, aumentando as possibilidades de novas compras e indicação.

Uma boa alternativa é buscar também plataformas de logística especializada em entregas para operações de e-commerce como a B2Log, que possui diferenciais como: entrega no sistema o “same day delivery”, tecnologia mobile que permite informar o status da entrega em tempo real e integração com o ERP da loja virtual através de WebService para automação do cálculo do frete, evitando erros comuns em operações onde esse controle é feito manualmente.

Por Juca Oliveira: CEO & fundador da B2Log, possui expertise nas áreas de inovação, gestão e operações de e-commerce, web e tecnologia. Nos últimos 12 anos desenvolveu projetos e startups nos segmentos de varejo, viagem e logística.

Processos contábeis para você abrir sua loja virtual
Motivos para você começar a investir na Internet

Leave a Comment