O caminho certo para divulgar seu e-commerce

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Já conhecemos bem o potencial do comércio online. Os consumidores brasileiros cada vez mais se adaptam a esse novo modelo de compra, que em 2014 deve movimentar 53,1 bilhões de reais, segundo o E-consulting.

É uma excelente oportunidade para empreendedores, mas se destacar em meio a tantos players de todos os tamanhos não é tarefa fácil. Na hora de criar a loja, a maioria se preocupa com aspectos tecnológicos e de design, mas esquecem de pensar em como vão atrair público. Aqui vão quatro passos para a sua loja se destacar em meio à multidão.

1. Invista em tráfego pago: as mídias pagas são muito importantes para trazer volume de tráfego qualificado. Uma grande vantagem para quem esta começando é que você pode ter bons resultados desde o primeiro dia de campanha. Os principais canais para se comprar mídia são o Google Adwords e o Facebook Ads.

No Google o usuário demonstra claro interesse no seu produto, enquanto no Facebook você busca despertar esse interesse em um grupo segmentado para o seu nicho de mercado.

Um ponto chave aqui é sempre medir os resultados. Você tem de ter consciência de quantas pessoas está atraindo e o lucro que elas estão efetivamente trazendo. Com isso em mãos, você poderá testar e ajustar as suas campanhas, cortando o que não for realmente lucrativo.

Em ambos os casos é interessante usar o retargeting, com isso você consegue “marcar” os usuários que já demonstraram interesse em algum produto da sua loja e começar a expor para eles ofertas relacionadas em outros sites.

2. Produza conteúdo e seja uma referência: a informação hoje vale muito, tanto para o usuário como para os mecanismos de busca. Apenas 5% das lojas online trabalham estratégias de conteúdo. Trazer comparações entre produtos e outras informações que agreguem valor para o consumidor irá te colocar como autoridade no tema.

É importante que os novatos foquem a produção de conteúdo. Ser referência em um nicho de mercado te posicionará bem nos motores de busca e atrairá mais tráfego para a sua loja.

3. Aposte em mídias sociais: as redes sociais possibilitam que você tenha um contato direto com os consumidores. Use-as para criar um relacionamento e gerar vendas.

Aproveite para criar promoções e conteúdos interessantes, que tenham apelo e estimulem a viralização. Clientes satisfeitos devem ser incentivados para que virem evangelizadores da sua marca. Premie as pessoas por exporem suas boas experiências de compra. Dessa forma você pode criar uma relação de lealdade e ainda crescer a sua base de contatos exponencialmente.

4. E-mail e automação de marketing: ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing ainda traz ótimos resultados, tendo uma taxa de cliques muito maior do que as redes sociais (desde que feito adequadamente). No e-commerce ele deve ser usado para se relacionar e fidelizar. Clientes que compram com você mais de uma vez trazem lucro a um custo de aquisição muito menor do que um cliente novo. Use as informações que você tem para ofertar outros produtos e manter esses clientes ativos.

Uma boa prática para crescer sua base é oferecer algum benefício para o consumidor em troca do seu contato. Ferramentas de automação de marketing te possibilitam interagir de forma coerente e personalizada, trazendo um ótimo retorno sobre investimento se devidamente utilizado. O importante é utilizar os e-mails de forma segmentada e inteligente, entendendo o perfil e o momento de compra dos seus contatos. Interações não pensadas e fora de timing viram spam e prejudicam o relacionamento.

Fonte: Exame

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