É preciso definir o que vender e quem serão os consumidores do seu E-commerce

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Para obter sucesso em algum projeto, é preciso “planejar” para que o resultado não seja frustrante. O planejamento nos ajuda a detectar os objetivos, traçar meios para atingi-los e então medir os esforços necessários para iniciar as atividades. Lembre-se, um projeto sem planejamento pode custar muito caro (tempo x esforço), então, planeje sempre antes de executar, você vai com certeza ganhar tempo e reduzir esforços.

Em um projeto de E-commerce, não é diferente! O primeiro passo é definir “quem” será atendido e ‘’como’’ este público será atendido. Parece fácil, mas muitos definem mal esta etapa importante do projeto E-commerce e acabam perdendo tempo e dinheiro com uma loja online que não traz lucros. Um dos principais motivos é entrar em um negócio que não domina muito bem. Por exemplo, “se tenho uma experiência com determinado segmento, o ideal é aprofundar os conhecimentos neste segmento e então abrir um negócio virtual que tenha aderência neste segmento”.

Como é muito “fácil” e “rápido” montar um negócio virtual, muitos optam por negócios que acreditam estar indo muito bem, através de um caso de sucesso do amigo, ou da tendência em si. Mas como no mundo real (loja física), uma loja virtual exige domínio da atividade em que está trabalhando. Seguem alguns tópicos que podem ajudar nesta escolha:

• Foque em um único segmento na loja virtual;
• Trabalhe com produtos que conhece;
• Não misture B2B (Business to Business) com B2C (Business to Customer);
• Pesquise fornecedores e se possível, faça parceria com eles;
• Procure um bom fornecedor da ferramenta E-commerce;
• Pense em como será a divulgação de seu negócio web;
• Estude como será o pós-venda (recebimentos, atender pedidos, empacotamento, entrega, etc.);
• Conheça os riscos em vender pela internet e como combatê-los;
• Avalie as diversas formas de pagamento que tem no mercado.

Com os itens acima é possível já ter uma boa ideia de como proceder com o projeto do E-commerce. É possível saber também quanto será necessário investir no projeto (tempo e esforço).

Este artigo da série “Processos em um E-commerce” destacou o planejamento e ressaltou a importância de trabalhar em um segmento que você tenha domínio. Não se preocupe se surgiram dúvidas na apresentação dos tópicos acima, nesta série você encontrará artigos que aprofundarão em cada um deles. Na próxima semana o tema é “Plataforma de E-commerce x E-commerce Personalizado, qual e melhor opção?”. O post irá tratar das principais opções de Loja Virtual: as Plataformas E-commerce e o E-commerce Personalizado, explicando seus conceitos, vantagens e desvantagens.

Até semana que vem!

Marcelo Martins
Diretor Executivo – Lojista Online

Quero entrar no E-commerce, como proceder? Conheça os “Processos em um E-commerce”
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