A segmentação do e-mail marketing

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Alguns especialistas enchem o pulmão para afirmar que a segmentação é o segredo de sucesso do e-mail marketing. E, pensando bem, é mesmo. É preciso saber para qual tipo de público enviar diferentes malas diretas para conseguir atingir melhor os objetivos, ao invés de mandar tudo para todo mundo esperando “ver se cola”.

A segmentação do e-mail marketing, quando bem feita, está sempre a favor da empresa. A primeira dica para que você consiga criar uma campanha segmentada através dessa ferramenta é criar grupos de clientes que contrataram o mesmo serviço ou compraram produtos em comum da sua empresa. Isso pode ser um fator de relevância na hora de divulgar um serviço ou produto similar – e vai ser direcionado justamente a quem se interessa por ele. Só aí você já pode contar com as altas chances de sucesso do seu e-mail marketing.

O assunto do e-mail também tem que variar: não adianta nada separar os grupos direitinho se você quer sempre divulgar a mesma coisa. Se aquilo foi divulgado e lido (confirme esse dado nos seus relatórios de e-mail marketing), mas a pessoa não comprou seu produto ou serviço, desencane dele e mande outra proposta para a pessoa. Mas de forma lógica, é claro, para não virar spam na caixa de e-mail dos seus potenciais clientes.

Se a segmentação do e-mail marketing é o segredo do sucesso desse tipo de ação, a relevância do conteúdo é a chave para que tudo isso possa dar realmente certo. Faça suas propagandas e promoções com conteúdo que interesse 100% ao cliente, de forma que ele possa se interessar – ou até abrir os olhos, gerando futuras oportunidades de negócio – por aquilo que você está ofertando.

Nossa sugestão é que você teste a segmentação para ver o real benefício dela na sua empresa. Isso pode ser feito da seguinte forma: mande um e-mail marketing geral, para todos os seus contatos, e na sequência da sua campanha envie e-mails segmentados a seu público. Depois, compare os relatórios, veja o que você está fazendo de certo e errado na segmentação e tente aplicar, se favorável, a mesma medida nos seus próximos e-mails marketing.

Se usada de forma intuitiva e estratégica, a segmentação pode ser uma ótima ferramenta para alavancar seus negócios e construir, ainda mais, uma relação de fidelidade entre seus clientes e sua empresa.

Artigo escrito com a colaboração da Task (http://www.task.com.br/).

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