Quais são as vantagens do atendimento online?

Com o crescente número de sites de e-commerce, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, diante das várias opções para comprar. Para ganhar esse mercado não bastam apenas promoções, é preciso foco no atendimento ou chat online.

O tratamento do cliente como se fosse único em meio a tantos internautas é o que vai garantir sua fidelização. Nesse cenário, o atendimento personalizado, mesmo no ambiente online, vem ganhando espaço e se tornando ferramenta fundamental para conquista do e-consumidor.

#01 – Redução no custo de atendimento ao cliente
O investimento em ferramentas que automatizam o atendimento e evitam a busca por telefone, traz a resposta no primeiro contato. Isso reduz a necessidade de investimentos em grandes equipes, uma vez que o processo é automatizado e prático.

#02 – Acréscimo de vendas online
Ao entender, através de ferramentas que interpretam a pergunta do cliente de forma automática identificando, por exemplo, o que são perguntas de clientes propensos a comprar, o varejista pode direcionar respostas e iniciar um contato de venda de forma mais personalizada.

#03 – Melhora no atendimento ao cliente
A automatização de processos com tecnologias que atendam one-to-one cria mais fidelidade e deixa clientes mais satisfeitos, com respostas imediatas – clientes mais satisfeitos compram mais e te recomendam mais. Segundo um estudo da Forrester Research, experiências positivas de clientes geram maior fidelidade e resultam em fatores como: maior possibilidade de voltar a comprar, relutância em mudar a concorrência e maior índice de recomendação da empresa.

#04 – Relatórios online
A análise de relatórios gerados pelas tecnologias de atendimento facilita a avaliação das demandas e expectativas do cliente. Os relatórios trazem dados para melhor inserção de conteúdo e geração de taxa de maior conversão. Contar com ferramentas que interpretam as perguntas de forma natural também facilita de forma significativa a agilidade no atendimento.

É hora de investir a atenção na pesquisa por tecnologias adequadas. Depois é só vender, com tranquilidade.

Fonte: Blog do E-commerce

Ferramentas de Marketing para o E-commerce
Consumidor brasileiro gastou em média R$ 1.300 no e-commerce em 2012

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