No e-commerce é preciso vender experiências.

O maior diferencial que uma loja virtual pode ter, além do atendimento exclusivo e personalizado, é criar diferenciais únicos e especiais que cativam os clientes e potenciais novos clientes. Em outras palavras: oferecer experiências diferenciadas que cativem a empatia por sua loja virtual. Seguem algumas ideias.

Vendendo Plantas
A experiência de comprar plantas pela internet é bastante plastificada, ou seja, fica muito limitada a imagem e no máximo alguns vídeos. Além disso, os outros sentidos ainda não conseguem ser alcançados.

Imagine, porém oferecer outras sensações através da distribuição de sementes destas plantas. O cliente precisa apenas de cadastrar e solicitar um número de sementes para plantar e cuidar. Após esta experiência única, basta solicitar o pedido.

Vendendo Perfumes
Ofereça aos clientes a possibilidade de, durante a aquisição de produtos, solicitar um número-amostra de outros produtos. Para agregar ainda mais valor, ao despachar o pedido, envie uma amostra surpresa baseada no perfil do cliente. Um banco de dados atualizado e com informações do perfil do cliente são fundamentais para ações deste tipo.

Vendendo Pets
Por meio de um questionário de perguntas objetivas e opções optativas, será possível sugerir tipos de animais que melhor se enquadrem ao estilo de vida do proprietário. Assim, ficará bem mais fácil saber se devemos comprar um cachorro ou um simples cactos.

Vendendo Utensílios de Cozinhas
Disponibilize espaço para os clientes realizarem suas receitas, no formato de texto ou vídeo, utilizando determinado produto adquirido na loja virtual. É possível criar uma premiação para a contribuição mais votada. E ainda, enviar juntamente com o utensílio algum insumo para que o cliente seja incentivado a usar, imediatamente, e depois compartilhar o resultado.

Vendendo Bijuterias
Hoje é muito acessível para todos terem formas rápidas e simples de tirar fotografias. Desta forma, torna-se fácil a possibilidade de oferecer uma forma de o cliente efetuar um carregamento da imagem para a loja ( da mão ou do pescoço/rosto) e oferecer uma interface simples para sobreposição de imagens, sendo possível verificar como ficará a joia nas partes do corpo.

Vendendo Esmaltes
Forneça uma ferramenta onde seja possível alterar a tonalidade da pele para melhor se adequar ao tom da cliente. Em seguida, permita a substituição das unhas pelas opções, sejam elas cores ou até mesmo padronagens. Pode-se considerar ainda a inserção de acessórios, para que no final seja gerada uma lista de compras com os itens utilizados.

Estes são apenas alguns exemplos de como uma abordagem que una atendimento personalizado, informações pertinentes e experiência realmente significativa, é capaz de tornar-se algo realmente importante na decisão de compra. Vale a pena pensar em cada exemplo e considerar adaptações em sua loja virtual.

Fonte: Blog do E-commerce

Produto: parte principal da sua loja virtual.
Comunicação e fidelização.

Leave a Comment