Muitas vezes, uma simples modificação em alguns elementos de uma Loja Virtual pode gerar resultados significantes no desempenho do E-commerce. Para ajudar os lojistas online, o site Practical eCommerce listou nove dicas de alguns especialistas para melhorar a taxa de conversão de uma Loja Virtual. Você verá que são providências relativamente simples que farão muita diferença no final.
> Uso do flash
Usar flash rotativo com produtos pode diminuir a taxa de conversão. O ideal é substituir essa peça tão comum nas Lojas Virtuais por imagens estáticas ou destaques de categorias.
> Relacionamento com os clientes
O atendimento ao cliente deve ser sempre o melhor. Tenha sempre alguém disponível para responder as dúvidas de forma gratuita durante o horário comercial e um atendimento via e-mail fora dele. Ser atencioso e amigável é a melhor forma de fidelizar o cliente e abater a concorrência.
> Insira as principais informações na primeira tela
Deve-se considerar a primeira tela os primeiros 300 pixels na resolução 800×600. Garanta que as principais informações da Loja Virtual (imagens, descrições) e as ações que você deseja que o seu cliente execute (como fazer o pedido) estejam ali. Embora se saiba que o internauta experiente não se importa em rolar a tela, o conselho serve para garantir vendas.
> Tenha campanhas sempre atuais
Decidir que produto oferecer para qual público é uma das atividades que mais consomem tempo das equipes de marketing. Nesse caso, a dica é automatizar o processo, mostrando sempre produtos dinâmicos e personalizados de acordo com as últimas compras dos clientes. Dessa forma, se torna mais fácil engajar o usuário e fazê-lo voltar à loja para fazer novas compras.
> Use de cortesia, enviando um e-mail somente para agradecer
Um dos maiores sucessos em uma Loja Virtual é enviar um e-mail somente para dizer “obrigado” quando o cliente “frequenta” a loja com regularidade. Essa é uma boa forma de lembrar o cliente que você existe e que se importa com ele.
> Sincronize tudo com aplicativos móveis
É comum o consumidor fazer uma rápida pesquisa de preço ou descrição do produto enquanto está em uma loja. Lembre-se de que isso pode definir a compra. Por isso, facilitar esse processo utilizando ferramentas móveis e sintonizá-lo com o que acontece na loja física pode fazer com que a venda seja sua.
> Garanta a segurança das suas formas de pagamentos
Certifique-se de que todas as informações de pagamento estão criptografadas e seguras com um bom sistema de pagamento e certificados atualizados. Segurança no pagamento é essencial.
> Avalie suas métricas por duas vezes
Nunca confie em métricas “cruas”. Faça sempre uma comparação com os bons e velhos métodos de cálculos e contagem, principalmente após fazer grandes mudanças no site. Isso ajudará você a identificar possíveis irregularidades na ferramenta que, no final, afetarão seu relatório de métricas.
Ex.: Após atualizar o processo de checkout, notou-se um aumento de conversões superior ao esperado. Isso se deu porque foi identificado que a ferramenta de e-commerce estava perdendo algumas compras, fazendo com que os resultados apresentados pelo relatório final fossem menores do que na realidade eram.
> Transforme seus melhores clientes em embaixadores de sua marca
A melhor forma de promover seu negócio é selecionar seus melhores clientes e dar-lhes vantagens. Enviar descontos para seus amigos, pedir depoimentos, acompanhar e sempre responder o que publicam nas redes sociais etc. Faça tudo para que eles gostem cada vez mais da sua marca.
Boas dicas para sua Loja Virtual
Muitas vezes, uma simples modificação em alguns elementos de uma Loja Virtual pode gerar resultados significantes no desempenho do E-commerce. Para ajudar os lojistas online, o site Practical eCommerce listou nove dicas de alguns especialistas para melhorar a taxa de conversão de uma Loja Virtual. Você verá que são providências relativamente simples que farão muita diferença no final.
> Uso do flash
Usar flash rotativo com produtos pode diminuir a taxa de conversão. O ideal é substituir essa peça tão comum nas Lojas Virtuais por imagens estáticas ou destaques de categorias.
> Relacionamento com os clientes
O atendimento ao cliente deve ser sempre o melhor. Tenha sempre alguém disponível para responder as dúvidas de forma gratuita durante o horário comercial e um atendimento via e-mail fora dele. Ser atencioso e amigável é a melhor forma de fidelizar o cliente e abater a concorrência.
> Insira as principais informações na primeira tela
Deve-se considerar a primeira tela os primeiros 300 pixels na resolução 800×600. Garanta que as principais informações da Loja Virtual (imagens, descrições) e as ações que você deseja que o seu cliente execute (como fazer o pedido) estejam ali. Embora se saiba que o internauta experiente não se importa em rolar a tela, o conselho serve para garantir vendas.
> Tenha campanhas sempre atuais
Decidir que produto oferecer para qual público é uma das atividades que mais consomem tempo das equipes de marketing. Nesse caso, a dica é automatizar o processo, mostrando sempre produtos dinâmicos e personalizados de acordo com as últimas compras dos clientes. Dessa forma, se torna mais fácil engajar o usuário e fazê-lo voltar à loja para fazer novas compras.
> Use de cortesia, enviando um e-mail somente para agradecer
Um dos maiores sucessos em uma Loja Virtual é enviar um e-mail somente para dizer “obrigado” quando o cliente “frequenta” a loja com regularidade. Essa é uma boa forma de lembrar o cliente que você existe e que se importa com ele.
> Sincronize tudo com aplicativos móveis
É comum o consumidor fazer uma rápida pesquisa de preço ou descrição do produto enquanto está em uma loja. Lembre-se de que isso pode definir a compra. Por isso, facilitar esse processo utilizando ferramentas móveis e sintonizá-lo com o que acontece na loja física pode fazer com que a venda seja sua.
> Garanta a segurança das suas formas de pagamentos
Certifique-se de que todas as informações de pagamento estão criptografadas e seguras com um bom sistema de pagamento e certificados atualizados. Segurança no pagamento é essencial.
> Avalie suas métricas por duas vezes
Nunca confie em métricas “cruas”. Faça sempre uma comparação com os bons e velhos métodos de cálculos e contagem, principalmente após fazer grandes mudanças no site. Isso ajudará você a identificar possíveis irregularidades na ferramenta que, no final, afetarão seu relatório de métricas.
Ex.: Após atualizar o processo de checkout, notou-se um aumento de conversões superior ao esperado. Isso se deu porque foi identificado que a ferramenta de e-commerce estava perdendo algumas compras, fazendo com que os resultados apresentados pelo relatório final fossem menores do que na realidade eram.
> Transforme seus melhores clientes em embaixadores de sua marca
A melhor forma de promover seu negócio é selecionar seus melhores clientes e dar-lhes vantagens. Enviar descontos para seus amigos, pedir depoimentos, acompanhar e sempre responder o que publicam nas redes sociais etc. Faça tudo para que eles gostem cada vez mais da sua marca.
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