Os diferentes tipos de mensagens enviadas por e-mail marketing

Um e-mail marketing, quase sempre, é associado a uma propaganda enviada por uma empresa que deseja aumentar suas vendas. Essa associação não está incorreta, entretanto, há outros objetivos por trás dessas mensagens. Por meio de um e-mail marketing, é possível abrir um canal de comunicação, estreitando o relacionamento entre empresas e clientes.

Vejamos os principais tipos de e-mails marketing e quando eles devem ser usados:

1. Comerciais

Esse tipo de e-mail é, geralmente, usado por comércios eletrônicos. São mensagens visuais que têm como objetivo atrair o olhar do usuário para as ofertas. É uma forma rápida e eficaz de fazer com que o seu cliente conheça suas promoções.
Nesse caso, é interessante que o layout do e-mail marketing impacte o usuário com uma ou mais promoções em destaque e que as demais se alternem ao longo do corpo do e-mail. Dessa forma, você conseguirá prender a atenção pelo estímulo visual, além de apresentar uma quantidade maior de produtos, aumentando as chances de atingir o potencial consumidor.

2. Newsletters

Esses são e-mails informativos que têm como objetivo aproximar os usuários da sua marca, criando relacionamento com seus clientes. Por isso, o conteúdo desse tipo de mensagem deve ser relevante para o público-alvo, fazendo com que o usuário clique na peça e seja direcionado para o seu site ou blog. Em muitos casos, esses conteúdos não estão relacionados a produtos, mas podem, de alguma forma, fazer menção a eles.

3. Comunicados ou Catálogos

Os e-mails do tipo catálogo funcionam como versões digitalizadas daquele material impresso que, muitas vezes, são distribuídos nas ruas. Esse tipo de mensagem oferece a possibilidade de uma interação mais simples e informativa com o usuário, mas não deve ser encarado apenas como uma reprodução do material impresso. Todas as ações de e-mail marketing devem ser pensadas estrategicamente, como o objetivo de estimular os usuários a acessarem seu site ou loja virtual.
Já os e-mails em formato de comunicado, servem para comunicar alguma nova política da empresa, um recall de algum produto, erratas ou mudanças que precisem ser passadas aos seus clientes ou colaboradores. Visualmente, eles se aproximam de uma carta timbrada, com tom mais sóbrio e formal.

4. Teasers

O e-mail marketing teaser é aquele que oferece somente uma parte da mensagem ao leitor. É criado para despertar a curiosidade dos usuários e estimular o clique do usuário em busca de mais informações sobre o assunto. Esta estratégia é muito usada com intuito comercial e institucional.
Ao optar por esse tipo de e-mail marketing, o importante é ter em mente se ele atende os objetivos da sua comunicação e se seu site está preparado para receber o usuário estará à procura da informação divulgada no e-mail.

Já falamos, em um outro post, como o e-mail marketing deve conquistar seu público. Nesse caso, o mais indicado é que você varie os tipos de e-mails marketing enviados para se comunicar com seus clientes. Essa é a melhor maneira de mantê-los interessados em seus conteúdos: variando os tipos de mensagens, mantendo uma comunicação coerente e de qualidade e enviando somente para sua base de opt-in.

Pense no e-mail marketing como uma vitrine para o seu site. Se você passa em frente a uma loja e vê sempre os mesmos produtos, por que você entraria mais de uma vez?

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