Veja 8 dicas para você montar seu negócio online

Falta de planejamento

Planejar nunca foi uma atividade muito bem exercida pelo empreendedor brasileiro e talvez seja esse o motivo do Sebrae apontar um insucesso na casa dos 53% para as micro e pequenas empresas nos 3 primeiros anos de vida. É impossível almejar o sucesso sem o planejamento prévio. A ferramenta mais importante nesse planejamento é o “plano de negócio”, ou seja, o pontapé inicial que deve ser dado respondendo as seguintes questões: o que vou vender? Quem vai montar minha loja? Quem é o meu concorrente? Quanto gastarei para iniciar o negócio?

Foco no mercado

Não tente vender de tudo. Deixe isto para as grandes lojas. Lembre-se que a Internet é um mercado totalmente diferente de uma loja física e que seu público é infinitamente maior. Procurar se especializar em um segmento específico é o começo. Na web, uma pequena fatia de mercado representa milhões de consumidores. Basta ter foco.

Falta de mão de obra qualificada

Não basta saber navegar na Internet. É importante conhecer minimamente o “gerenciamento de e-commerce”: marketing digital, ferramentas de otimização e monitoramento de tráfego. Estes três itens são básicos e essenciais.

Falha na divulgação

Para dar um pequeno exemplo, imagine uma loja em rua movimentada, cheia de produtos nas prateleiras e com portas fechadas. Uma loja virtual sem divulgação é igual, ninguém consegue ver e, portanto, ninguém irá comprar. Aqui entra em ação o “planejamento de marketing e divulgação” para otimizar o site nos mecanismos de busca (orgânica ou patrocinada), assim como o apoio em redes sociais, a divulgação em outros sites e a assessoria de imprensa.

Falta de planejamento logístico

Este é um assunto delicado que acaba rendendo 80% dos desconfortos e demandas jurídicas entre a loja e o consumidor. Sabendo-se deste fato, é bom que você faça um planejamento de maneira delicada e detalhada do seu sistema de logística para não incorrer em erros desnecessários.

Fraude

A fraude, principalmente na venda com cartões de crédito, poderá acarretar grande prejuízo à loja virtual e levar ao seu fechamento, além de acabarem devendo às operadoras em função de antecipações negativadas em suas contas. Portanto, não é bom arriscar neste campo minado. Utilize portais especializados em pagamentos com sistema antifraude que conferem grande segurança nas transações.

Falta de monitoramento

Muitas lojas acabam fracassando, pois a sua administração não consegue ou não sabe visualizar o que está ocorrendo em termos de análise de acessos, resultados de campanhas e marketing. Acabam tomando decisões, na maioria das vezes erradas, que são baseadas em suposições. Sendo assim, a web análise é uma ferramenta importantíssima no mundo virtual, sendo primordial que o web empreendedor se familiarize com o Google Analytics.

Falha no atendimento

Muito se fala em atendimento e deveria se falar muito mais. A sua loja pode ser virtual, mas o seu cliente é real e necessita de atendimento. Seu cliente precisa saber exatamente o que está acontecendo com o seu pedido de compra. Por isso, seu site precisa ter um bom canal de comunicação com o cliente e transmitir a este credibilidade a ele.

Autor: Madson Moraes

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