Mídias Sociais
Segundo pesquisa da empresa, rede de Zuckerberg tem quase 30% de participação no setor, ante 57% do Orkut, que continua em queda.
Pesquisa realizada pela Serasa Experian mostra o quão estrondoso tem sido crescimento do Facebook no Brasil. Se em novembro de 2010, ele respondia por somente 5,5% das visitas às redes sociais, este ano o índice chegou a 29,6% – crescimento de 438%.
Por outro lado, a participação do Orkut foi de 57,4% para 35,4%, perda de 62%. Nesse ritmo, caso a audiência do portal não seja ultrapassada pela de Zuckerberg ainda este ano, é quase certo que aconteça em 2012.
É importante destacar dois pontos: muitos internautas possuem o hábito de visitar ambos os sites, e não é impossível que o mantenham mesmo com a queda do Orkut; levantamentos sobre o setor, embora divirjam sobre quem, de fato, está na liderança, concordam que o Facebook em breve deve conquistá-la; por fim, as atenções da gigante das buscas estão voltadas ao Google+, de modo que seu outro produto, popular apenas no Brasil, deverá ter um investimento cada vez menor.
Afinal, o Facebook ultrapassou o Orkut ou não?
De acordo com o estudo, o YouTube é a terceira rede social mais visitada, com uma fatia de 18%, ante os 19% obtidos no mesmo período do ano passado. Em quarto, ficou o Windows Live (2,45%), à frente, surpreendentemente, do Twitter, com apenas 2,3%. O índice é bem menor que o divulgado pelo instituto Ibope, por exemplo, que, em agosto, calculou que 31,3% dos internautas acessam o serviço.
A gritante diferença, segundo Juliano Marcílio, presidente da unidade de Marketing Services da Serasa Experian, pode ser explicada pelos modelos distintos de abordagem. Enquanto sua empresa calculou a participação sobre o total de acessos – a cada cem, o Twitter respondeu por pouco mais de dois – o Ibope monitora visitantes únicos – um terço dos usuários visitou o site pelo menos uma vez no mês pesquisado.
Outra constatação interessante do estudo, revelada por Marcílio ao IDG Now!, é a tendência cada vez maior de o brasileiro adotar mais de uma rede social. Se em novembro de 2010, 13,6% das visitas ao Orkut foram sucedidas por acessos a outra rede, este ano o índice praticamente dobrou, chegando a 26,4%. No caso do Twitter, a percentagem é ainda mais significativa: foi de 22,7% para 36%.
Vale lembrar que os dados se referem apenas a usuários que, logo após abrirem um site, acessaram outro – os que, no meio tempo, carregaram um portal de notícias, por exemplo, não contam. Portanto, a quantidade de internautas com perfil em mais de uma rede social tende a ser maior.
Para a pesquisa, a ferramenta Experian Hitwise foi utilizada. Com ela, a empresa monitora 25 milhões de usuários no mundo, sendo 500 mil no Brasil.
IDGNOW
Para Experian, Facebook ainda não passou Orkut no Brasil
Mídias Sociais
Segundo pesquisa da empresa, rede de Zuckerberg tem quase 30% de participação no setor, ante 57% do Orkut, que continua em queda.
Pesquisa realizada pela Serasa Experian mostra o quão estrondoso tem sido crescimento do Facebook no Brasil. Se em novembro de 2010, ele respondia por somente 5,5% das visitas às redes sociais, este ano o índice chegou a 29,6% – crescimento de 438%.
Por outro lado, a participação do Orkut foi de 57,4% para 35,4%, perda de 62%. Nesse ritmo, caso a audiência do portal não seja ultrapassada pela de Zuckerberg ainda este ano, é quase certo que aconteça em 2012.
É importante destacar dois pontos: muitos internautas possuem o hábito de visitar ambos os sites, e não é impossível que o mantenham mesmo com a queda do Orkut; levantamentos sobre o setor, embora divirjam sobre quem, de fato, está na liderança, concordam que o Facebook em breve deve conquistá-la; por fim, as atenções da gigante das buscas estão voltadas ao Google+, de modo que seu outro produto, popular apenas no Brasil, deverá ter um investimento cada vez menor.
Afinal, o Facebook ultrapassou o Orkut ou não?
De acordo com o estudo, o YouTube é a terceira rede social mais visitada, com uma fatia de 18%, ante os 19% obtidos no mesmo período do ano passado. Em quarto, ficou o Windows Live (2,45%), à frente, surpreendentemente, do Twitter, com apenas 2,3%. O índice é bem menor que o divulgado pelo instituto Ibope, por exemplo, que, em agosto, calculou que 31,3% dos internautas acessam o serviço.
A gritante diferença, segundo Juliano Marcílio, presidente da unidade de Marketing Services da Serasa Experian, pode ser explicada pelos modelos distintos de abordagem. Enquanto sua empresa calculou a participação sobre o total de acessos – a cada cem, o Twitter respondeu por pouco mais de dois – o Ibope monitora visitantes únicos – um terço dos usuários visitou o site pelo menos uma vez no mês pesquisado.
Outra constatação interessante do estudo, revelada por Marcílio ao IDG Now!, é a tendência cada vez maior de o brasileiro adotar mais de uma rede social. Se em novembro de 2010, 13,6% das visitas ao Orkut foram sucedidas por acessos a outra rede, este ano o índice praticamente dobrou, chegando a 26,4%. No caso do Twitter, a percentagem é ainda mais significativa: foi de 22,7% para 36%.
Vale lembrar que os dados se referem apenas a usuários que, logo após abrirem um site, acessaram outro – os que, no meio tempo, carregaram um portal de notícias, por exemplo, não contam. Portanto, a quantidade de internautas com perfil em mais de uma rede social tende a ser maior.
Para a pesquisa, a ferramenta Experian Hitwise foi utilizada. Com ela, a empresa monitora 25 milhões de usuários no mundo, sendo 500 mil no Brasil.
IDGNOW
Leonardo
Estudante Publicitário.