Para Experian, Facebook ainda não passou Orkut no Brasil

Mídias Sociais


Segundo pesquisa da empresa, rede de Zuckerberg tem quase 30% de participação no setor, ante 57% do Orkut, que continua em queda.

Pesquisa realizada pela Serasa Experian mostra o quão estrondoso tem sido crescimento do Facebook no Brasil. Se em novembro de 2010, ele respondia por somente 5,5% das visitas às redes sociais, este ano o índice chegou a 29,6% – crescimento de 438%.

 Por outro lado, a participação do Orkut foi de 57,4% para 35,4%, perda de 62%. Nesse ritmo, caso a audiência do portal não seja ultrapassada pela de Zuckerberg ainda este ano, é quase certo que aconteça em 2012.

 É importante destacar dois pontos: muitos internautas possuem o hábito de visitar ambos os sites, e não é impossível que o mantenham mesmo com a queda do Orkut; levantamentos sobre o setor, embora divirjam sobre quem, de fato, está na liderança, concordam que o Facebook em breve deve conquistá-la; por fim, as atenções da gigante das buscas estão voltadas ao Google+, de modo que seu outro produto, popular apenas no Brasil, deverá ter um investimento cada vez menor.

Afinal, o Facebook ultrapassou o Orkut ou não?

 De acordo com o estudo, o YouTube é a terceira rede social mais visitada, com uma fatia de 18%, ante os 19% obtidos no mesmo período do ano passado. Em quarto, ficou o Windows Live (2,45%), à frente, surpreendentemente, do Twitter, com apenas 2,3%. O índice é bem menor que o divulgado pelo instituto Ibope, por exemplo, que, em agosto, calculou que 31,3% dos internautas acessam o serviço.

 A gritante diferença, segundo Juliano Marcílio, presidente da unidade de Marketing Services da Serasa Experian, pode ser explicada pelos modelos distintos de abordagem. Enquanto sua empresa calculou a participação sobre o total de acessos – a cada cem, o Twitter respondeu por pouco mais de dois – o Ibope monitora visitantes únicos – um terço dos usuários visitou o site pelo menos uma vez no mês pesquisado.

 Outra constatação interessante do estudo, revelada por Marcílio ao IDG Now!, é a tendência cada vez maior de o brasileiro adotar mais de uma rede social. Se em novembro de 2010, 13,6% das visitas ao Orkut foram sucedidas por acessos a outra rede, este ano o índice praticamente dobrou, chegando a 26,4%. No caso do Twitter, a percentagem é ainda mais significativa: foi de 22,7% para 36%.

 Vale lembrar que os dados se referem apenas a usuários que, logo após abrirem um site, acessaram outro – os que, no meio tempo, carregaram um portal de notícias, por exemplo, não contam. Portanto, a quantidade de internautas com perfil em mais de uma rede social tende a ser maior.

 Para a pesquisa, a ferramenta Experian Hitwise foi utilizada. Com ela, a empresa monitora 25 milhões de usuários no mundo, sendo 500 mil no Brasil.

IDGNOW

Cerca de 70% das empresas não oferecem opção de vendas em smartphones
Facebook lidera em “logins sociais” no terceiro trimestre

Leave a Comment