Preços tem queda de 9,6% no E-commerce entre janeiro e novembro

Produtos de fotografia tiveram maior queda, diz pesquisa. Índice analisa preços de 1,3 milhões de produtos vendidos online.

Os preços ao consumidor no comércio eletrônico apresentaram deflação de 9,6% entre janeiro e novembro deste ano, de acordo com o índice Fipe Buscapé, lançado na última quinta-feira (1). O novo indicador vai mostrar todos os meses a variação dos preços de mais de 1,3 milhão de produtos vendidos pelo e-commerce.

A categoria fotografia foi a que apresentou maior queda nos preços no período, de 21,8%. Os únicos segmentos que registram alta nos preços foram brinquedos e games (6,6%) e casa e decoração (3,9%).

A metodologia do índice foi desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a partir de dados recolhidos do site de comparação de preços Buscapé, que reúne 50 mil lojas, e da consultoria e-bit, que coleta a avaliação de consumidores em mais de 5 mil lojas.

“O índice nos ajudará a acompanhar a variação dos preços de produtos em dez categorias e 156 subcategorias que representam cerca de 80% das compras feitas on-line. São produtos muito expressivos que justificam um monitoramento específico e aprofundado de preços”, afirma o professor Sérgio Crispim, da Fipe.

De acordo com Crispim, as dez categorias acompanhadas pelo índice devem representar cerca de R$ 270 bilhões em consumo das famílias brasileiras em 2011. Os 156 produtos monitorados devem movimentar R$ 150 bilhões no período.

“As compras no E-commerce vêm crescendo fortemente nos últimos anos e estava mais do que na hora de criarmos um índice como este”, diz Romero Rodrigues, presidente do Buscapé Company. O varejo online deve movimentar R$ 18,7 bilhões neste ano, segundo projeção da e-bit.

Site: g1

Ibope: solução monitora e-commerce do BR
Internet é a mídia de maior crescimento publicitário, aponta pesquisa

Leave a Comment