O que os novos E – consumidores procuram?

E-commerce

As pessoas das Classes emergentes são mais cuidadosas, eles não querem cometer o erro de entregar o seu dinheiro em algo que poderá converter em prejuízo.

 

E-commerce classe C

Com a contínua entrada de novos usuários nas redes Sociais e o aumento de consumo das classes C, D e E. As empresas do E-commerce com um bom marketing Digital começam a elaborar estratégias para atender um público bastante diversificado.

O que eles procuram na internet.

As empresas que seguem a linha de que esse novo e-consumidor tem um comportamento  diferente com o e-consumidores tradicionais estão erradas, Os consumidores emergentes não têm hábitos de navegação na internet tão diferentes, eles possuem atitudes bastante parecidas, sendo que as atividades mais frequentes são: a comunicação, o lazer, a interação e o compartilhamento.
É o que indica uma pesquisa da WMcCann, que traçou o perfil dos internautas da classe C na América Latina.

Mas o que eles esperam das lojas virtuais?

Confiança

As pessoas das Classes emergentes são mais cuidadosas, eles não querem cometer o erro de entregar o seu dinheiro em algo que poderá converter em prejuízo. Por isso a credibilidade do ambiente virtual e plataformas de negócios têm que passar segurança.

 Dica: Mostrar que tem o selo de segurança E-bit é uma das formas de mostrar que a sua loja virtual é confiável.

Comunicação

Está sendo uma maneira nova que os e – consumidores em ascensão estão realizando as suas negociações, por isso é importante as empresas online conseguir estabelecer uma comunicação clara, e voltada diretamente para eles.

Pesquisas recentes revelam que uma forma pratica e direta para chegar até eles é através de anúncios feito nas mídias sociais, já que a grande maioria das redes sociais é bastante frenquentadas pelos novos e-consumidores, a classe A e B, já têm um comportamento um pouco diferente eles preferem acessar mais o e-mail, sites de notícias e buscadores. A relação entre compras online e comerciais de TV é um comportamento comum entre o consumidor classe C e, por isso, a comunicação integrada seja mais eficaz. O uso de celebridades nas campanhas é outro fator que chama a atenção dessas pessoas.

A classe C confia muito na propaganda e por isso ela tem que ser bem feita. Além disso, eles também confiam nas celebridades. Isso tende a levar o consumidor da classe C a ir com mais facilidade para dentro da loja”, observou Crivellaro, Diretor de Desenvolvimento do Ibope.

  Fidelização do consumidor da classe C

A fidelização destes clientes será consequência de boas ações implementadas na rede, sendo resultado de muitas ações, como larga presença na web; facilidade na hora de finalizar a compra; mais formas de pagamento; preço competitivo; um leque grande de produtos; um atendimento de pós-venda eficiente e uma boa experiência de compra.

Com uma comunicação clara, credibilidade na relação com o cliente, bons preços, segurança e facilidade no pagamento são itens que farão com que as vendas pela web tenham mais chances de crescer entre esse público.

O e-commerce no Brasil está começando a se tornar mais democrático e, consequentemente, mais abrangente. Com as atuais políticas de inclusão social e o crescimento econômico que vivemos, o comércio eletrônico brasileiro tem tudo para se tornar ainda mais expressivo no cenário mundial e a classe C será fator decisivo para essa evolução.

Por Leonardo Sousa Costa
Site:
www.lojistaonline.com.br

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