Lançando um Comércio Eletrônico de Sucesso

 

E-commerce

Não existe uma receita, porém com certeza esses passos ajudaram no caminho.

E-commerceNegociar produtos ou serviços na internet é uma forma de vida para muitas empresas atualmente, muitas vezes essas empresas nem chegam a existir no mundo “real”, ou seja, não detêm de locais físicos para atendimento. Lançar um negócio virtual requer empreendedorismo, arte, tecnologia e ciências. A seguir listamos alguns passos para que esse lançamento seja um sucesso.

 

1. Construa seu site/loja em uma plataforma de código aberto e gratuito. Existem inúmeras vantagens pela adoção dessas ferramentas, porém a principal é a comunidade que existem por detrás dessas. Além de oferecer largo suporte, ainda é possível contar com novos desenvolvimentos de componentes gratuitos, adoção de melhores práticas rapidamente, como SEO e por fim, existirão outros milhares de usuários que estarão testando e homologando a ferramenta.

2. Analisar e compreender o mercado potencial. Identifique onde os clientes “virtuais” estão em sua maioria localizados e como eles interagem um com os outros. Com essas respostas será possível criar campanha de mídia que estimule o compartilhamento por eles próprio através da mídia social.

3. Crie um blog e atualize no mínimo três vezes por semana. Faça convite regulares para novos leitores lerem e principalmente comentarem. Interaja com os leitores através dos comentários. Foque os tópicos com as palavras chaves da estratégia do seu negócio para alavancar suas visitas através do SEO.

4. Aplique as “Medalhas Sociais” (links para seus perfis de mídia social). Utilize sempre o máximo possível, por exemplo, Facebook, Linkedin, Twitter, YouTube, Google +1. Coloque também ferramentas para compartilhamento pelas principais redes através de “plugins”. Isso ajudará a promover o negócio com a comunidade através das duas vias de comunicação.

5. Faça analise da concorrência. Sempre existem concorrentes para 99.9% dos negócios, por isso faça um estudo que identifique de 3-5 maiores e siga as pegadas digitais dessas empresas para verificar quais são os seus principais movimentos e novidades. Outra dica é configurar o “Alerta do Google” para termos específicos sobre sua empresa, produtos e concorrentes, porque dessa forma seremos alertados toda vez que algo for publicado na internet.

6. Certifique de Instalar o Google Analytics. Devemos sempre acompanhar as informações sobre: as páginas de entradas, páginas de saídas, tempo no site, taxa de rejeição, taxa de retorno, origem dos visitantes, termos de buscas. Essas informações são valiosas para identificar possíveis falhas e acertos.

7. Criar uma oferta especial para fãs no Facebook. Isso auxiliará seu negócio a ser mais conhecido rapidamente e largamente difundido na maior rede social do momento.

8. Construa “Landing Pages” perfeitas (Página de Aterrissagem). Isso com certeza será um fator determinante para o sucesso ou fracasso do negócio virtual.

9. Implantar uma Campanha de Marketing Viral. Essas ofertas ou recompensas para a comunidade incentivaram a indicação para amigos, através da rede social ou outros meios convencionais.

10. Uso de vídeos direcionados. A largura da banda e a utilização de smartfones e tabletes tem aumentado muito rapidamente. Crie vídeos de 1 a 2 minutos através de um canal no Youtube para aplicação de promoções exclusivas neste canal.

11. Garanta a utilização de melhores práticas de SEO. Grande parte dos novos negócios nascem da intenção dos próprios clientes e é esse movimento em sua grande maioria, vêem através das buscas, por isso é importante estar bem localizado, isso garante maior visibilidade aumentando assim as chances de conquistar novos clientes.

Existem outras ações que podem ser elencadas, porém consideramos essas as principais e básicas para garantir o sucesso de comércio eletrônico.

Autor: Marcelo Goberto Azevedo,
Consultor E-commerce na DragonSoft Tecnologia, Analista, Professor,
Empreendedor.
Blog: www.mundoecommerce.com.br

Namorados que optam por compras online gastarão quase R$ 400
Fan Page para quê?

Leave a Comment