Doodle do Google, comemora 129° aniversário do Monteiro Lobato.

Vendas Online

 

Em geral as vendas de livro continuam em alta caindo apenas para segundo lugar entre os itens mais vendidos pela internet em 2010.

 

commerce

Nesta Segunda (18/4), o influente escritor brasileiro José Bento Renato Monteiro Lobato conhecido como um dos mais importantes escritores da literatura infantil, está recebendo homenagem no site do Google com um logo estilizado da empresa criado exclusivamente para datas especiais – o Doodle.

Obras:

O livro que lançou Lobato foi “A menina do narizinho arrebitado”, em 1920, nunca reeditado, exceto em uma pequena edição fac simile em 1981, e hoje considerada uma obra rara tanto a primeira edição quanto a edição fac simile. A maioria das histórias de seus livros infantis se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.

No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para a histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.

Vendas de livros online

Pela primeira vez na história, a categoria de livros e assinaturas de jornais e revistas perdeu a liderança no comércio eletrônico no Brasil, Mas as vendas continuam em alta caindo apenas para segundo lugar entre os itens mais vendidos pela internet em 2010. Os produtos mais comprados pelos brasileiros em lojas virtuais no ano passado foram eletrodomésticos, como geladeiras, fogões e lavadoras. Essa categoria respondeu por 17% do faturamento do comércio eletrônico brasileiro, que cresceu 40% em 2010, totalizando R$ 14,8 bilhões, segundo a empresa de consultoria e-bit.

Guasti acredita que os livros dificilmente voltarão a ser os produtos mais vendidos pela internet. Até pelo fato das transformações no mercado editorial, com o lançamento das novas tecnologias de leitura como tablets e livros eletrônicos, outros setores estão ganhando mais consumidores na internet, como moda, cosméticos, turismo e entretenimento.

Os produtos de beleza, saúde e medicamentos já representaram 12% do faturamento dos sites brasileiros em 2010. Em terceiro lugar, figuram os itens de informática, com uma participação de 11% nas vendas pela internet.

Em 2010, os eletrodomésticos foram especialmente beneficiados pela redução do imposto (IPI), medida adotada pelo governo para diminuir o impacto da crise econômica em 2009. Neste ano, ao contrário, o governo vem tomando medidas, como a elevação dos juros, para desaquecer o consumo.

Autor: Leonardo Sousa Costa
Dados: e-bit

PayPal fecha acordo com MasterCard e negocia com bancos no Brasil
Pequenas empresas são as mais beneficiadas pelo marketing nas redes sociais

Leave a Comment