CNC sedia Ciclo de Seminários sobre comércio eletrônico do Sebrae

No auditório do 1º subsolo da CNC-DF, em 29 de outubro, o SEBRAE realizou, em parceria com a Camara-e.net e Correios, mais um encontro do Ciclo de Seminários do Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas, que chegou à sua 6ª edição. Definições e aplicações do comércio eletrônico, sua eficácia e seu impacto no comércio tradicional foram alguns dos temas abordados durante as palestras.

Também conhecido como e-commerce, comércio eletrônico é a automação das transações comerciais por meio das tecnologias de informática e telecomunicações. “Estar online é preciso, por uma questão de sobrevivência da empresa”, explicou Oséias Gomes Oliveira, diretor da Komunique Empresa, palestrante do tema “O que é Comércio Eletrônico”. A parcela mais visível do comércio eletrônico são as “lojas virtuais” (sites de compras) disponíveis na internet.
O Ciclo tem por objetivo estimular, ampliar, viabilizar e difundir conhecimentos sobre o comércio eletrônico. Durante o evento, os palestrantes se empenharam em mostrar para o micro e pequeno empreendedor que é possível e barato transformar os negócios tradicionais em digitais, com a utilização adequada da tecnologia. Segundo o Diretor Superintendente do Sebrae-DF, José Carlos De Luca, a ideia é criar uma nova oportunidade de mercado para que empresários de todo o país aprendam as melhores estratégias para se inserir no comércio eletrônico. “Nossa principal preocupação é com o acesso da MPE ao mercado”, enfatizou o diretor.

Por meio de palestras ministradas pelas empresas líderes da Economia Digital no Brasil, como Google, Intel, UOL Host, Terra, Redecard, foram apresentados conceitos e ferramentas fundamentais para o sucesso do empreendedorismo na Internet. As empresas discorreram sobre temas relevantes, como soluções de pagamento online, logística, segurança, infraestrutura tecnológica e exportação.

Bolsa de Negócios Sebrae

A realização dos seminários é uma das ações que integram o projeto de Acesso a Mercados na Economia Digital Sebrae. O carro-chefe do projeto é a Bolsa de Negócios – um site apresentado pelo gestor de projetos do SEBRAE Eraldo dos Santos -, destinado ao cruzamento de ofertas e demandas de produtos e serviços entre empresários de grande, médio e pequeno porte. Para acessar a ferramenta e ter acesso as 10.293 empresas cadastradas, de todo o país, basta se cadastrar gratuitamente no endereço www.bolsa.sebrae.com.br.

Este ano, o ciclo de encontros teve início em 08 de abril, em São Paulo (SP) e se encerrará em 26 de novembro, novamente em São Paulo (SP). Além da capital paulista, São José do Rio Preto, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Uberlândia (MG), Poços de Caldas (MG), Juiz de Fora (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE), Manaus (AM), Belém (PA), Santarém (PA) e Campo Grande (MS) já receberam o evento. Depois de Brasília (DF), o ciclo segue para Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), e retorna a São Paulo (SP), no final de novembro, encerrando a edição 2009.

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