eBay prepara-se para transformação com crescimento do PayPal

Por Alexandria Sage

SAN JOSE, Estados Unidos (Reuters) – O eBay, que compete em um mercado de comércio eletrônico lotado e em desaceleração, está se “reconstruindo” como companhia, e o primeiro passo será acelerar o crescimento do sistema de pagamentos PayPal, declarou o presidente-executivo do grupo na quarta-feira.

John Donahoe, presidente-executivo do eBay, declarou na reunião anual da empresa com analistas que já era mais que hora de mudar os seus negócios de mercados online, e que o ritmo de mudança visto recentemente ganhará força.

“Hoje nós queremos mostrar a vocês um eBay diferente”, disse Donahoe a uma multidão de analistas e investidores, em San Jose, Califórnia. “O eBay que vocês conheciam não é o eBay que somos ou o eBay que seremos.”

Scott Thompson, presidente do PayPal, acrescentou que o mercado de pagamentos online duplicará seu movimento em dois anos.

“Acreditamos que ele será maior que os mercados de varejo porque sua audiência alvo é todo o comércio eletrônico”, disse Donahoe aos analistas.

“O cerne dos negócios do eBay precisa mudar, e mudará”, afirmou Donahoe, acrescentando que as mudanças realizadas até agora não foram suficientes.

O líder dos leilões online, que também opera o serviço de telefonia via Internet Skype, está tentando convencer Wall Street de que continua a ser uma empresa vibrante, com muito crescimento ainda por realizar.

Donohoe alertou que o crescimento na divisão de mercados –o principal propulsor de receita e lucro da empresa, com vendas online de todo tipo de produtos, de carros a eletrodomésticos– vai desacelerar em 2009 e acompanhar o desempenho do mercado de comércio eletrônico em geral em 2010. Mas em 2011 ele deve superar o movimento da divisão de comércio eletrônico.
Os investidores questionam se a empresa é capaz de melhorar seu desempenho diante da recessão e se ela conseguirá resistir à forte performance da Amazon.com no varejo.

A empresa de alcance mundial sofreu queda de dois terços no valor de suas ações, nos últimos 12 meses. Mas, em possível referência à concorrente, Donahoe afirmou que “nosso negócio não é o varejo. Não queremos ser um varejista”.

Nos últimos anos, o eBay comprou operações de classificados ao redor do mundo para diversificar suas operações, mas alguns analistas e investidores defendem que a empresa deveria se separar da PayPal ou da Skype.

“Já nos desculpamos pela Skype”, disse Donahoe. Ele acrescentou que a companhia deve “tomar as decisões corretas” para maximizar o valor da Skype.

Batalha do varejo chega ao mundo das vendas virtuais
Crimes virtuais triplicam na sexta-feira 13

Leave a Comment