Convergência Digital. Será que 2009 será o ano da virada?

Em novembro de 2008, atingimos o recorde de 144,8 milhões de celulares, com uma densidade de 75,24 celulares para cada 100 habitantes. Estatística que coloca o Brasil no topo da lista na América Latina. O Brasil também aparece na lista
das nove nações que concentram quase metade dos telefones celulares do planeta. Vale lembrar que sete em cada dez linhas de celular nos países latino-americanos analisados foram contratadas na modalidade pré-paga.

Além da posição de destaque na telefonia móvel, também temos boas notícias na conectividade à Internet, pois já ultrapassamos as marcas dos 50 milhões de usuários na rede e dos 30 milhões de usuários de Internet Banking.

Nesse ano, também foi lançada a TV Digital, com uma audaciosa meta de atingir a ubiqüidade
até 2016. Vale lembrar que a TV está presente em 97,1% dos lares brasileiros, enquanto os PCs se encontram em apenas 25% deles. Assim, fica claro que será a co
nvergência entre o
celular, a TV e a Internet, que fará toda a diferença na inclusão digital massiva em nosso país.

Um bom exemplo da avidez do ser humano pela convergência digital é o sucesso do iPhone, um smartphone com interface revolucionária, que funde o iPod ao celular. Ao permitir acesso por meio de interfaces amigáveis e interativas a portais de serviços e de conteúdos digitais, esses dispositivos efetivamente fomentam o consumo via celular, ou m-commerce.

Por outro lado, com a chegada da tão esperada interatividade segura da TV Digital, por meio da Certificação Digital ICP-Brasil, esperamos ver aflorar em 2009 os conceitos de t-banking
(acesso a bancos via TV) e t-commerce (compras pela TV), quando poderemos adquirir, por exemplo, o vestido de uma personagem da novela das oito com um simples clique do mouse em nossa TV.

Ou seja, o caminho da convergência digital está desenhado, basta agora o Brasil surfar esta onda.

Fonte – Economia Digital – http://gersonrolim.blogspot.com/

A evolução do Comércio Eletrônico
E-commerce em alta

Leave a Comment